quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Quaresma começa hoje e Papa destaca importância de oração, jejum e esmola

 

                                            vatican News



A Quaresma começa nesta quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026, e segue até quinta-feira, 2 de abril. Na mensagem divulgada na sexta-feira, 13 de fevereiro, o Papa Leão XIV convocou os fiéis a viverem o tempo como período de conversão, fortalecimento espiritual e compromisso concreto com o Evangelho, destacando que a Quaresma deve ser uma fonte de força para assumir as próprias cruzes e seguir a Cristo.


Ao se aproximar o início do período litúrgico, o pontífice encorajou os católicos a voltarem o olhar para Jesus e para o amor de Cristo. Na Audiência Geral da última quarta-feira, 11 de fevereiro, dirigida também a peregrinos da Inglaterra, Holanda, Suécia, Israel e Estados Unidos, reforçou que este é um tempo para aprofundar o conhecimento e o amor pelo Senhor e para examinar o coração e a própria vida.


Segundo o Papa, os próximos dias de oração, jejum e esmola devem ser vividos como caminho de fortalecimento interior. Ele também destacou a importância de abster-se de palavras que ferem o próximo e de assumir sacrifícios, responsabilidades e renúncias pessoais como parte do compromisso cristão.


Celebrações em Roma


Nesta quarta-feira de Cinzas, o Papa Leão XIV preside missa na Basílica de Santa Sabina, no Monte Aventino, em Roma. A celebração é precedida pela Statio e por procissão penitencial que parte da Igreja de Santo Anselmo, nas proximidades.


O caminho rumo à Páscoa será marcado ainda pelos Exercícios Espirituais do Pontífice e da Cúria Romana, programados de 22 a 27 de fevereiro no Palácio Apostólico.


As celebrações do Tríduo Pascal começam na manhã da Quinta-feira Santa com a Missa dos Santos Óleos, também chamada Missa Crismal, na Basílica de São Pedro. À noite, a celebração eucarística ocorre na Basílica de São João de Latrão, catedral do Bispo de Roma.


Na Sexta-feira Santa, estão confirmadas as tradicionais Estações da Cruz no Coliseu, em Roma, além da Vigília da Noite Santa na Basílica de São Pedro. No Domingo de Páscoa, o Papa preside missa na Praça São Pedro, encerrando as celebrações com a tradicional bênção Urbi et Orbi do balcão central da Basílica de São Pedro.


Tempo de reflexão e compromisso


A Quaresma é tradicionalmente marcada por práticas de penitência, caridade e revisão de vida. O período convida os fiéis a um compromisso mais intenso com a fé, preparando-se para a celebração da Páscoa.


Na mensagem deste ano, o Papa reforça que o sentido do tempo quaresmal vai além de ritos externos, propondo uma transformação interior sustentada por atitudes concretas no cotidiano.

Nenhum comentário: