Reuters
- Sanae Takaichi também falou que quer levar a aliança com os Estados Unidos a 'novos patamares'
- Líder conservadora foi nomeada pelo Parlamento como a primeira mulher a chefiar o governo japonês
A nova primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, fez nesta sexta-feira (24) seu primeiro discurso no Parlamento, prometendo uma postura rigorosa com estrangeiros que violarem as leis japonesas. Apesar da ênfase na linha-dura, Takaichi reconheceu que o país precisa de mão de obra estrangeira para enfrentar o envelhecimento populacional — o Japão é o segundo país mais envelhecido do mundo, atrás apenas de Mônaco.
Durante a campanha pelo comando do Partido Liberal Democrático (PLD), a política de 64 anos defendeu restrições à imigração e criticou o comportamento de alguns turistas estrangeiros. No discurso, também afirmou que pretende fortalecer a aliança com os Estados Unidos e aumentar os gastos com defesa para 2% do PIB ainda neste ano fiscal, em resposta às ameaças da China, Coreia do Norte e Rússia.
Takaichi, ex-ministra da Segurança Econômica e crítica da China, receberá no domingo (26) o presidente americano Donald Trump, com quem espera construir uma “relação de confiança”. Ela também reafirmou apoio a Taiwan e defendeu o reforço da cooperação de segurança com Taipé
AFP

Nenhum comentário:
Postar um comentário