Foto: Divulgação
Campo Grande encerrou os primeiros nove meses de 2025 com saldo positivo de 8.253 novas vagas de emprego formal, segundo o IBGE. O resultado reforça a posição da capital como um dos principais polos de geração de trabalho e renda em Mato Grosso do Sul.
A cidade registrou média mensal de 917 contratações, com destaque para fevereiro e abril, que somaram 2.624 e 1.459 novas vagas, respectivamente. O bom desempenho reflete o fortalecimento do ambiente de negócios e as políticas de estímulo ao empreendedorismo adotadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades).
Segundo o secretário Ademar Silva Junior, as ações de desburocratização e simplificação de processos foram determinantes. “A Lei de Liberdade Econômica (Lei Complementar nº 528/2024) desobrigou o uso de alvarás para 68% das atividades de baixo risco, reduzindo custos e tempo de abertura de empresas. Isso fortalece quem quer empreender”, afirmou.
Sec. Ademar Silva Junior
Programas como o Prodes (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social) também impulsionam novos investimentos, estimados em R$ 197 milhões, e a criação de mais de 900 empregos diretos. Ferramentas como a RedeSIM e a Viabilidade Automática modernizam o licenciamento e aproximam o empreendedor do poder público.
Com a capital respondendo por quase 25% das vagas formais e 40% das novas empresas abertas no Estado, o saldo positivo confirma o êxito das políticas municipais voltadas ao desenvolvimento sustentável e à geração de oportunidades.


Nenhum comentário:
Postar um comentário