Em reconhecimento ao trabalho essencial e à dedicação dos profissionais que organizam e coordenam eventos, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizou, na noite desta terça-feira (28), a Sessão Solene em Comemoração ao Dia do Cerimonialista, proposto pelo deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos). A solenidade aconteceu no Plenário Deputado Júlio Maia e reuniu autoridades, homenageados, familiares e profissionais do Cerimonial que atuam em diferentes segmentos.
O evento valorizou o trabalho desempenhado pelos cerimonialistas sul-mato-grossenses, que contribuem para o bom andamento de eventos oficiais, institucionais, culturais, religiosos e sociais. Autor da Lei Estadual 3.543/2008 que instituiu o Dia do Cerimonialista no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul, o deputado Professor Rinaldo Modesto destacou a importância do reconhecimento da Casa aos profissionais responsáveis por organizar e conduzir solenidades. “A nossa alegria é muito grande, até porque não existe nenhum evento, neste Estado ou neste país, sem a participação do cerimonialista. Esse profissional existe desde a época do Egito Antigo, mas o Brasil demorou muito tempo para reconhecer oficialmente esse trabalho”, explicou. Segundo ele, Mato Grosso do Sul foi pioneiro ao instituir, por meio de lei estadual, o Dia do Cerimonialista, celebrado em 29 de outubro. “Foi uma surpresa muito agradável perceber que o nosso Estado foi o primeiro da Federação a criar essa data. Depois disso, a lei acabou sendo reconhecida também em nível nacional”, lembrou. O parlamentar também recordou a repercussão da lei estadual, que serviu de inspiração para o reconhecimento da data em âmbito nacional: “Em 2009, participei de um encontro internacional de cerimonialistas em Campos do Jordão, onde fui homenageado. Foi um momento muito gratificante”.
Durante a homenagem, o deputado fez questão de reconhecer o trabalho da equipe da Assembleia Legislativa. “Não há cerimônia sem o cerimonialista - seja casamento, batizado, solenidade militar, eclesiástica ou política. Esse profissional é essencial para que tudo aconteça da melhor forma possível”, colocou. Quero, em nome da nossa diretora de Cerimonial, Severina da Silva, parabenizar todos os profissionais que atuam aqui com muita seriedade e profissionalismo”, concluiu o deputado.
Além do proponente da cerimônia, a mesa de autoridades contou com a presença da advogada Kátia Claro, esposa do presidente do Parlamento, deputado Gerson Claro (PP), do deputado Roberto Hashioka (União), da vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS), Marta do Carmo Taques, do chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e membro da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo, professor doutor Sílvio Lobo Filho. Também participaram do evento os deputados estaduais Junior Mochi (MDB), Renato Câmara (MDB) e Lia Nogueira (PSDB).
Os participantes acompanharam a execução do Hino de Mato Grosso do Sul, a exibição de um vídeo institucional produzido pela TV ALEMS, e apresentações musicais da solista Kelly Holland e da pianista Luzmena Ferraz. No saguão do Palácio Guaicurus, o grupo Donna Bella Trio (Lívia Canela, Renata Sena e Ana Gabriella) recepcionou os convidados com um repertório especial.
Homenageados
Cerimonialistas que se destacaram em diferentes áreas receberam a Comenda de Honra ao Mérito Legislativo. Foram homenageados: Adalberto Ballock Sobrinho (em memória), Adriana Regina Martinelli, Ana Amélia Nantes Pereira, Carine Francielle Lima, Carolina Fialho, Cecília Meurer Ferracini, Cris Campagnolli, Eduardo Aparecido Botelho da Silva, Elaine Cristina Teixeira Gaudioso, Eliane Alves de Souza Araújo, Eligiane Goréte Corrêa Godoy, Eliete Aimée da Silva Duarte, Elizabeth Rocha Salomão, Fernanda Marin, Gustavo Adolpho Reche de Castilho, Hamilton Romero, Irenice Jorge Ferreira da Silva, Lusiane Fedrich, Maritza Cogo, Mauro Luiz Cândido da Silva, Osmar Soares Fuzario, Paulo Abílio Maciel, Rafael Sampaio de Queiróz, Ricardo Córdoba Ortiz, Rivka Isly Woeth, Roselane de Lima, Sandra Regina Gomes Xavier, Soraia Anbar Moura, Thailla Souza Silva e Valdir Gomes Camelo.
Wagner Guimarães
Nenhum comentário:
Postar um comentário