sexta-feira, 19 de maio de 2023

Em qual frigorífico é melhor de investir?

                                                          : Pixabay


A elevada oferta de frango e porco também impactou os preços de exportação das empresas frigoríficas


 No primeiro trimestre de 2023, os frigoríficos enfrentaram diversos desafios. No Brasil, a suspensão das exportações para a China devido a um caso de mal da vaca louca atípico afetou os resultados das empresas. Apesar disso, a Minerva (BEEF3) foi o único frigorífico a apresentar lucro nesse período.   



Nos Estados Unidos, o setor enfrentou impactos negativos devido à inversão do ciclo do boi, resultando em menor disponibilidade de gado e afetando as margens. Além disso, os custos elevados de grãos e a fraca demanda doméstica também prejudicaram os rendimentos das operações. A empresa mais afetada por esses fatores foi a Marfrig (MRFG3).  


A elevada oferta de frango e porco também impactou os preços de exportação das empresas frigoríficas, principalmente a BRF (BRFS3). Essa oferta excessiva desfavoreceu as companhias no mercado internacional.   


Apesar das poucas notícias positivas, a JBS adotou uma postura de recuperação em todas as suas divisões, especialmente na Seara, onde os custos de grãos foram favoráveis, indicando uma melhora gradual da rentabilidade no futuro. A expectativa é de uma retomada positiva. Nos EUA, a carne bovina foi afetada pelo aumento do custo do gado, enquanto as operações de carne suína e aves enfrentaram queda nos preços devido ao excesso de estoque de suínos, custos elevados de engorda e alto estoque global de frango.  


No Brasil, o bloqueio das exportações de carne bovina para a China e os custos elevados de engorda na divisão de frango (Seara) tiveram impacto negativo significativo na rentabilidade das operações da JBS.  


Para os próximos resultados, o Itaú BBA projeta uma retomada na tendência de aumento da demanda chinesa por carne bovina, após o fim do embargo, no segundo trimestre de 2023 e ao longo do ano. Além disso, espera-se um ambiente de custo controlado devido à maior disponibilidade de gado no país    


Com base nesses dois fatores, o Itaú BBA possui um maior otimismo em relação à Minerva (BEEF3) em comparação com outras empresas do setor. Portanto, há expectativas positivas para os resultados da Minerva no futuro próximo.

Nenhum comentário: