quarta-feira, 31 de maio de 2023

Número de apreensões de armas aumenta 9,54% em Mato Grosso do Sul

 

                                           Aumenta o número de apreensões no Estado (Foto: Divulgação )


O número de apreensões de armas de fogo em Mato Grosso do Sul aumentou 9,54% entre 1° de janeiro e 14 de maio de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado. 


De acordo com dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) foram apreendidas 545 armas em 2022, entre o primeiro dia do ano e 14 de maio. Em 2023 a quantidade apreendida foi de 597 armas no mesmo período, representando um aumento de 52 armas.


“Os números positivos são resultado do policiamento preventivo, principalmente na Capital, incrementado com o OCOP (Obtenção de Capacidade Operacional Plena), um programa que triplicou o número de viaturas de forma preventiva. Além do trabalho de policiamento já desenvolvido nas rodovias”, afirmou o secretário de Justiça e Segurança Púbica, Antonio Carlos Videira.


Dados da Sejusp mostram que em 2020 foram apreendidas um total de 1.639 armas e em 2021 1.702 armas. Já em 2022 as forças estaduais de segurança tiraram de circulação em Mato Grosso do Sul 1.560 armas de fogo; porém uma pequena queda em comparação com os dois anos anteriores.


Fronteira e Divisa


Conforme ressaltou o secretário, “Mato Grosso do Sul, fazendo fronteira com Paraguai e Bolívia, na grande extensão de mais de 1.500 quilômetros de fronteira seca, tem uma expansão do número de vias que permite adentrar no nosso território todos os tipos de ilícitos transfronteiriços, como armas e drogas”.


O enfrentamento a esse tipo de modalidade criminosa exige, segundo Videira, a participação dos órgãos da segurança púbica Estadual e Federal no Mato Grosso do Sul e ainda a expansão das ações para as divisas do Estado.


“Quando implementamos a fiscalização não só na fronteira, mas nas divisas (com os estados), aumentamos o volume de apreensões de armas e munições e produtos contrabandeados, inclusive de cocaína. Foram instalados radares em Porto Murtinho, Ponta Porã e Corumbá. Esses radares fiscalizam aeronaves de tráfego aéreo de baixa altitude que são empregados principalmente para o transporte de cocaína e armas longas, como o fuzil”.


As aeronaves que são apreendidas e interceptadas fizeram com o que o crime organizado migrasse o transporte destes produtos para vias terrestres e fluviais.


“Diante disso, temos um aumento do volume de drogas apreendidas, temos um volume de apreensões de armas e munições em decorrência da demanda, principalmente dos grandes centros. Em Mato Grosso do Sul, por sermos corredor para estes grandes centros consumidores, temos robustecido o policiamento, justamente como uma forma, não só de reprimir crimes dentro do nosso território, mas para também colaborar com o restante do país, coibindo os ilícitos que passam pelas nossas vias e tem como destino os grandes centros consumidores e daqui para outros países e continentes”, afirmou o secretário.


Responsável pelo policiamento na fronteira do Estado, o DOF (Departamento de Operações de Fronteira), tem fortalecido as ações que promovem as buscas por armamentos irregulares. 


“Temos intensificado as buscas para localizar armas, o que tem aumentado as apreensões. A maioria de armas irregulares apreendidas pelo DOF são armas pequenas, revolveres e pistolas” explicou o diretor do DOF, coronel Everson Antonio Rozeni.

Nenhum comentário: