terça-feira, 30 de maio de 2023

Lucas Piton, do Vasco, é mais um jogador brasileiro convocado pela Itália

 

                                              Foto: Divulgação

Nesta semana, o lateral-esquerdo Lucas Piton, do Vasco, recebeu uma ótima notícia. Ele foi pré-convocado pela seleção da Itália para a disputa da Liga das Nações. Com isso, caso fique na lista final, poderá disputar a semifinal da competição, contra a Espanha, no dia 15 de junho. Ele será mais um brasileiro a ter uma carreira longeva na Azzurra? Se você gosta de fazer previsões esportivas, aproveite as melhores casas de apostas para dar os seus palpites.


Historicamente, muitos jogadores brasileiros já defenderam a Itália. E isso é fácil de entender, afinal, o Brasil foi um dos países que mais receberam imigrantes oriundos da Bota. Com isso, boa parte desses atletas acaba tendo dupla nacionalidade e opta por defender a seleção que os convoque primeiro. Ou aquela em que acredite ter mais chances de brilhar.


Dessa forma, Lucas Piton passa a fazer parte de uma longa tradição. Para se ter uma ideia, nos últimos anos, outros cinco brasileiros também foram convocados pela seleção italiana. São eles: João Pedro, Luiz Felipe (sobrenome Marchi), Rafael Tolói, Emerson Palmieri e Jorginho (sobrenome Frello).


 

Se voltarmos mais alguns anos, teremos de recordar Thiago Motta, que defendeu a Azzurra por muito tempo. Ele, inclusive, disputou a Copa do Mundo de 2014, aqui no Brasil. Além do volante, Eder (sobrenome Citadin), Rômulo e Amauri também foram convocados pela seleção italiana neste século.


Mazzolla

No entanto, talvez nenhum outro brasileiro tenha tido tanto sucesso quanto Mazzolla. O craque chegou a disputar o Mundial de 1958 pelo Brasil – e começou como titular. Após a Copa, ele foi para o Milan e então fez carreira na Bota, terra de seus pais, Gioacchino Altafini e Maria Marchesoni.


Como se vê, Mazzolla não era seu verdadeiro sobrenome. O atacante chamava-se José João Altafini, mas recebeu o apelido em razão da semelhança física com o jogador italiano Valentino Mazzolla.


 

O fato é que, na Itália, nenhum brasileiro o superou. Ele foi um verdadeiro ídolo do futebol italiano e, até hoje, é o quarto maior artilheiro da Série A, ao lado de Giuseppe Meazza.


Outros jogadores

Além dos jogadores recentes e de Mazzolla, outros brasileiros também defenderam a seleção italiana. A lista inclui jogadores como Anfilogino Guarisi, Otávio Fantoni, Dino da Costa e Angelo Sormani.


Portanto, a relação Brasil-Itália sempre foi muito estreita. E, no que diz respeito ao futebol, tem ficado ainda mais próxima nos últimos anos. Lucas Piton, que vem sendo um dos destaques do Vasco na atual temporada (é o líder em assistências da equipe), também poderá dar sua parcela de contribuição.

Nenhum comentário: