quarta-feira, 31 de maio de 2023

TCE faz vistoria em 33 Unidades Básicas da Saúde de Campo Grande

 

                                            Foto: Diulgação


Auditores do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul foram às ruas na manhã desta quarta-feira (31) para fazer uma vistoria em Unidades Básicas de Saúde de Campo Grande. Até o fim dos trabalhos 33 postos de saúde, entre UBS e USF, serão visitadas pelos auditores estaduais de controle externo do TCE, divididos em 11 equipes.


Conforme a assessoria do TCE, “a intenção é fazer um diagnóstico dos serviços da atenção primária, que servirá de subsídio para a correção dos problemas, e levantar objetos para futuras fiscalizações”.


A ação está sendo coordenada pelo chefe da divisão da saúde do TCE-MS, Haroldo Oliveira Souza, sob a relatoria do conselheiro Marcio Monteiro.  O trabalho de fiscalização será feito por meio de questionário sobre as instalações, equipamentos, recursos humanos, exames, medicamentos e insumos, imunização entre outros e o registro fotográfico dos achados. 


Conforme a assessoria do Tribunal, os trabalhos são semelhantes aos desenvolvidos em escolas públicas do país inteiro por integrantes dos tribunais de todos os estados. A diferença é que agora a vistoria ocorre somente em Campo Grande e a previsão é de que numa segunda etapa os técnicos façam vistorias semelhantes também nas UPAs da Capital. 


Conforme o TCE, 80% dos casos de atendimentos em hospitais ou UPAs poderiam ser resolvidos por meio de atendimentos nas Unidades Básicas, o que evitaria os constantes problemas de superlotação em hospitais, como está ocorrendo nos últimos meses tanto na rede pública quanto na privada de Campo Grande. 


Com Assessoria

Nenhum comentário: