quarta-feira, 24 de maio de 2023

Agricultura familiar pode se beneficiar do comércio exterior

 

                                                          Pixabay

Agricultura Familiar Brasileira busca expandir seus horizontes no Comércio Exterior e encontra espaço com crescimento do ESG
Por:  -Aline Merladete

No Dia do Trabalhador Rural, celebrado em 25 de maio, é importante destacar a relevância da agricultura familiar para o Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 77% dos estabelecimentos agrícolas em todo o país se enquadram nessa categoria. Além disso, o Governo Federal, reconhecendo a importância desse setor, garantiu um desconto de 25% em financiamentos de crédito rural específico para a agricultura familiar.



Segundo dados divulgados pela Efficienza, a participação da agricultura familiar na produção agrícola brasileira também é significativa. Em 2017, 75,5% do faturamento do extrativismo vegetal e 62,2% da horticultura vieram desse segmento. Diante desses números expressivos, especialistas ressaltam a necessidade de explorar as oportunidades do comércio exterior para impulsionar ainda mais o crescimento e a sustentabilidade da agricultura familiar.


"Ao adentrar no comércio exterior, os produtores da agricultura familiar podem acessar novos mercados, diversificar suas receitas e aumentar a visibilidade global", disse Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza. 


Porém, é importante considerar que esses trabalhadores, que têm grande importância para a economia nacional, podem ampliar ainda mais sua participação internacional. Principalmente quando consideramos mercados próximos, como na América Latina. “Acredito que a agricultura familiar precisa de incentivos para a expansão fora do mercado nacional, principalmente quando consideramos o potencial de produção como um todo. Desta forma, aqueles que investem nesse segmento têm um retorno efetivo e quase que imediato. Mas é importante estar preparado para esse passo”, afirmou o executivo.

Nenhum comentário: