segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Seminário discute políticas públicas para pessoas com deficiência

 

O evento que é alusivo ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro


O Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, vai realizar no próximo dia 21, o II Seminário Estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência do Mato Grosso Do Sul –  Nada Sobre Nós, Sem Nós, no auditório do Bioparque Pantanal, localizado na Avenida Afonso Pena, nº 6.277, no Parque das Nações Indígenas em Campo Grande.


O evento que é alusivo ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, visa refletir a temática, colaborando com o surgimento de novas ações, programas e serviços que tragam benefícios para o segmento. 


Durante o evento serão apresentadas de maneira expositiva e dialógica as propostas previamente enviadas no formulário de inscrição para os seguintes eixos: assistência social; educação; saúde; trabalho; habitação; cultura; desporto; turismo; segurança; garantia dos direitos e acessibilidade.


Ao final do diálogo será elaborado um documento que norteie as ações para as pessoas com deficiência no Estado, elencando três propostas para cada eixo citado, validando assim a efetivação das políticas públicas para as pessoas com deficiência sul-mato-grossenses.


“A discussão sobre acessibilidade para a pessoa com deficiência não deve se resumir à questão urbanística e arquitetônica. Para nós pessoas com deficiência, assim como para todos os cidadãos, quando se trata de inclusão, a discussão deve dizer respeito a todas as pautas, e neste seminário estamos buscando envolver todas as secretarias de governo, Defensoria e conselho para que possamos pensar em ações transversais atendendo as demandas das pessoas com deficiência do nosso Estado”, explica Telma Nantes de Matos, Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência.


Mais de 45 milhões de pessoas no Brasil possuem algum tipo de deficiência, segundo o Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Mato Grosso do Sul, 21% da população ou 526 mil pessoas têm alguma deficiência física, intelectual, auditiva, visual ou múltipla, de acordo com o último levantamento do IBGE, também de 2010.


“Eventos como este que estaremos realizando tem como foco garantir a universalização dos direitos, igualdade, equidade, justiça social e cidadania, além de assegurar a visibilidade, o protagonismo e a inclusão social das pessoas com deficiência, discutindo políticas públicas. A data do dia 21, dia nacional de luta da pessoa com deficiência, nos remete há uma reflexão sobre os avanços e os desafios que ainda enfrentamos no dia-a-dia por esta parcela da população. Por isso aproveito e estendo o convite para todos, que venham e participem, e nos ajudem a construir uma sociedade mais igualitária e com oportunidades para todos”, ressalta o Secretário de Estado de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero.


A programação terá início às 13h com o credenciamento, na sequência às 13h30 – apresentação cultural, já às 14h a cerimônia de abertura e a partir das 14h40 à mesa de mediação do trabalho.

Nenhum comentário: