domingo, 11 de setembro de 2022

Piloto brasileiro vence pela 1ª vez a temporada da Fórmula 2

 

                                            Foto: Dan Istitene - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images



O paranaense Felipe Drugovich garantiu o título neste sábado (10) no GP de Monza

JUDSON MARINHO


Restando apenas três corridas para o fim da temporada 2022, Felipe Drugovich se torna o primeiro brasileiro campeão da história da Fórmula 2. A conquista, porém, não veio do jeito que era esperado, já que o brasileiro abandonou a corrida logo na primeira volta.


Uma batida entre Felipe Drugovich e o piloto belga Amaury Cordeel deixou o líder da temporada aguardando pelo resultado da corrida no pitlane.


O seu principal adversário nesta disputa pelo título foi o automobilista francês Theo Pourchaire, que, graças a falta da presença do Felipe na corrida, tinha agora uma chance de encostar de vez no brasileiro na classificação geral da F2.


O piloto da francês da ART precisava ao menos do sexto lugar, com a volta mais rápida para adiar o título brasileiro. Entretanto, Theo Pourchaire não fez uma boa corrida neste sábado(10), tendo problemas em duelo na pista em busca de posições, contra o Liam Lawson.


A escalada do rival brasileiro no grid estava abaixo do necessário e, faltando apenas seis voltas para o fim da corrida, Theo Pourchaire tocou o seu carro no do piloto Lawson, perdendo o controle e saindo da pista, o erro cometido o deixou em último no grid.


No fim da corrida, os vencedores do GP de Monza foram os pilotos Juri Vips, seguido por Vesti e Daruvala.


Desempenho

Líder desde a etapa 4, quando venceu em Barcelona, na Espanha, Felipe Drugovich teve outros três triunfos na temporada: Arábia Saudita, Mônaco e Holanda. Teve uma medalha de prata na Bélgica e uma medalha de bronze no Azerbaijão.


Felipe Drugovich está com 233 pontos nesta temporada, o vice-líder Théo Pourchaire, da Art Grand Prix, conseguiu conquistar 164 pontos, está diferença não pode ser alcançada pelo piloto francês.


O Brasil já tem um histórico de campeões na Fórmula 3000 Internacional (1985-2004): Roberto Moreno, Christian Fittipaldi, Ricardo Zonta e Bruno Junqueira levaram o país ao topo do pódio na categoria. Na Fórmula 2, entretanto, o feito de Drugovich é inédito.


A categoria de base da F1

O Campeonato de Fórmula 2 da FIA é uma categoria de automobilismo criada em 2017, após a renomeação da competição que até então ocupava seu lugar, a GP2 Series(2005 a 2016).


A Fórmula 2 foi criada para tornar a corrida mais acessível as equipes, e para oferecer um ambiente de treinamento perfeito para os pilotos que almejam chegar na Fórmula 1, sendo obrigatório para todas as equipes o uso do mesmo chassi, motor e fornecedor de pneus para refletir a verdadeira capacidade do piloto.


Os carros da Formula 2 possuem cerca de 620 cavalos de potência, enquanto que na Fórmula 1 estima-se que equipes da categoria já tenham ultrapassado os 1000 cv de potência para seus carros.

Nenhum comentário: