quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Campeonato de pesca esportiva movimenta a região de Coxim

 


Em Coxim, turistas voltaram ao Rio Taquari; piauçus de 52 cm determinaram os vencedores do 2º Campeonato de Pesca Esportiva da cidade

FÁBIO PELEGRINI

Mais de 300 competidores em 97 embarcações participaram, no domingo (4), do 2º Campeonato de Pesca Esportiva da Galera do Taquari, em Coxim.  


Com apoio de diversas instituições e empresas, uma estrutura de tendas, palco e som foi montada na praia do Rio Taquari, formada naturalmente em frente aos empreendimentos Cabana do Osmar, Hotel Pintado Azul e Marina Pôr do Sol.  


As equipes receberam o regulamento na inscrição, e o briefing com as instruções foi comunicado minutos antes da largada, por volta das 8h, pelo sistema de som. 


O barco-guia zarpou para delimitar o trecho de cerca de quatro quilômetros permitido para a pesca durante a competição, entre a Ilha do Governador e a Ilha da Goiaba, a jusante da área urbana de Coxim.


A Capitania Fluvial do Pantanal esteve presente, verificando a documentação de embarcações e guias fluviais (piloteiros), além de monitorar o tráfego aquaviário durante o evento. 


A Polícia Militar Ambiental e o 5º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros também mantiveram suas guarnições acompanhando o grande fluxo de competidores durante a prova.


As equipes podiam movimentar os barcos de uma em uma hora, buscando melhores pontos de pesca. As equipes que capturavam peixes tinham que filmar com celular a captura, fotografar o peixe sobre a régua que cada equipe recebeu com o número de inscrição e registrar a soltura do peixe na água. 


Os registros tinham de ser enviados em um grupo de WhatsApp criado para este fim. Às 14h se encerrava o período de pesca, e as embarcações tinham de retornar à praia onde foi montada a base do evento.


A equipe campeã foi a Rancho do Léo, com um exemplar de piauçu de 52 cm. A equipe vice-campeã foi a Barbearia Status, com um exemplar de piauçu da mesma medida (52 cm), mas ficou na segunda colocação pelo critério de desempate – um competidor mais velho –, conforme regulamento. 


O terceiro lugar ficou com a Equipe 51, com um piauçu de 51 cm. E a equipe Maria Luiza ficou com o prêmio Rei do Armal, com um exemplar de 57 cm.


No total, segundo os organizadores, foram capturados e concorreram aos prêmios os seguintes registros: 11 piauçus, quatro pacus, duas piraputangas, um jaú, um dourado, uma jurupoca e dois armaus. Mesmo sem as espécies consideradas nobres em maior quantidade, a festa e o congraçamento de pescadores de Coxim e região, além de visitantes de Barra do Garças (MT) e Anápolis (GO), fizeram valer o evento ao longo do dia, com grande presença do público local.


A grande variedade de prêmios sorteados, além daqueles para as equipes que capturassem os maiores peixes, totalizando R$ 70 mil – barcos, motor de popa, caiaques, carretinha, caixas térmicas, entre outros –, foi um grande atrativo para os participantes, que pagaram R$ 300 por equipe para participar.  


Movimentação na economia local como nos bons tempos

Apesar de não ter sido grande a variedade de espécies de peixe capturadas, o evento mexeu com as emoções da população e, principalmente, com a economia local. O trade turístico se preparou, e vários hotéis tiveram lotação máxima, em especial aqueles às margens dos rios. 


Casas de iscas, lojas de conveniências, bares e restaurantes estiveram bem movimentados no fim de semana do evento.


A Galera do Taquari é um grupo formado por filhos de pescadores profissionais de Coxim, já em sua maioridade, que se organizam para praticar seu hobby e contribuir com o desenvolvimento da região por meio do turismo de pesca e esportes náuticos, além de se dedicar a ações sociais de ajuda aos mais necessitados.


Para Manoel Nunes, um dos membros da Galera do Taquari, o resultado desta segunda edição do campeonato foi além do esperado: 


“Já somos adeptos do pesque-e-solte, queremos que nossos rios voltem a ter a fartura de pescado do passado e acreditamos que a economia local pode ser fortalecida pelo turismo novamente”.


“Tivemos um aumento de participantes em relação ao ano passado, o evento tomou maiores proporções, tivemos muitos patrocinadores nesta edição, apoio institucional e em estrutura e prêmios da prefeitura e da Câmara de Coxim, além de empresas locais. Queríamos mostrar que Coxim é capaz de reviver os bons tempos das grandes pescarias, da movimentação intensa de turistas que tivemos no passado, e estamos conseguindo”, resumiu Manoel.


A empresária Natália Neves, do Hotel Pintado Azul, e o marido, Eduardo Grandizolli, têm investido na estrutura do hotel com o objetivo de revitalizar a estrutura e o conforto para um novo público que surge. 


Antigamente formado por grupos majoritariamente masculinos, agora os hóspedes são casais com ou sem filhos. O hotel fica em frente à extensa praia formada pelo Rio Taquari, no ponto de partida e chegada dos competidores, com uma linda vista do rio e tuiuiús e araras.


Para o gerente de Turismo de Coxim, Ricardo Haroldo Nogueira, o papel institucional da prefeitura é incentivar sempre esses eventos que geram fluxo turístico: “Foi um saldo superpositivo, superou as expectativas. 


No primeiro evento, no ano passado, foram menos de 50 barcos, neste já foram quase 100 equipes, o que movimentou bastante a rede hoteleira e os restaurantes. Os pequenos comerciantes e os ambulantes também venderam bem, foi muito bacana. A ideia nossa é incentivar e deixar claro a importância de aumentar o evento com responsabilidade”.


Uma semana antes do Campeonato de Pesca em Coxim, um registro de pescaria viralizou nas redes sociais. Um grupo de pescadores capturou um pacu que, pouco antes de ser levado ao barco, fora abocanhado por um grande jaú de quase um metro de comprimento. 


Os pescadores envolvidos deram entrevistas a vários veículos de comunicação, inclusive de rede nacional, o que pode ter criado uma expectativa maior em torno do campeonato.


 

300 COMPETIDORES

O campeonato de pesca no Rio Taquari, em Coxim, reuniu mais de 300 competidores e 97 embarcações na região norte do Estado. 


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: