terça-feira, 17 de maio de 2022

Cinema itinerante movido a energia solar terá apresentações gratuitas em Dourados

 



A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do CineSolarzinho, que chega nesta semana pela primeira vez em Dourados e contará com atividades culturais para a população. As apresentações ocorrem neste sábado (21/05), na Quadra de Esportes do IFMS, no Jardim Canaã I, a partir das 18 horas.


Serão exibidos curtas-metragens brasileiros e o filme infantil “Detetives do Prédio Azul 2 – O Mistério Italiano”.


Na sessão, que tem entrada gratuita e distribuição de pipoca, o público pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema e que tem muitas atrações para toda a família.


O CineSolar - que tem a versão CineSolarzinho para o público infantil - é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.


O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.


PROGRAMAÇÃO:

Dourados


Sessão Cinema

Data: sábado (21/05)

Horários: 18h - Sessão curtas-metragens

                  19h - ‘Detetives do Prédio Azul 2 – O Mistério Italiano’

Entrada: gratuita

Atrações: pipoca e estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz

Local: Quadra de Esportes do IFMS - Rua Filinto Müller, 1790, Canaã I – Dourados/MS


Sinopses dos filmes: 


‘Nimbus, O Caçador de Nuvens’ - Diretor: Marco Nick - Duração: 15 minutos - Animação/2016 - Minas Gerais - Livre

Durante uma tempestade, Nimbus se aventura pela floresta para capturar nuvens imensas e furiosas.


‘Aurora, a rua que queria ser rio’ - Diretora: Radhi Meron - São Paulo - Duração: 10 minutos - Animação/2021 - Livre

Se as ruas pudessem falar, o que diriam? Aurora é uma solitária rua de uma grande cidade. Em um dia de chuva solitário, ela relembra sua trajetória e sonha com o futuro e se pergunta: “é possível uma rua morrer?”.


‘Clandestino’ - Diretor: Baruch Blumberg - Sergipe - Duração: 24 minutos - Ficção/2017 - Livre

Tereza é uma garota comum, com uma imaginação nada comum. No caminho para encontrar sua mãe e entregar uma encomenda muito preciosa, sua imaginação corre livre pelas paisagens do interior, enquanto ela vai viver aventuras ao lado de sua avó.


‘Guri’ - Diretor: Adriano Monteiro - Espírito Santo - Duração: 12 minutos - Ficção/2019 - Livre

Victor é um menino de 12 anos que sonha em vencer um campeonato de Bolinha de Gude do seu bairro.


‘As aventuras de Pety’ - Diretora: Anahi Borges - São Paulo - Duração: 14 minutos - Animação/2019 - Livre

O filme tem início quando, no céu de Tutameia, surge um lindo e majestoso arco-íris. Em busca do baú de ouro, Pety e seus amigos partem em direção ao bosque da cidade, onde vivem aventuras com seres fantásticos do folclore brasileiro e descobrem que o verdadeiro tesouro pode estar muito mais próximo do que se imagina.


‘Detetives do Prédio Azul 2 – O Mistério Italiano’ - Direção: Vivianne Jundi - Brasil - Duração: 1h29 - Infantil/2018 - Livre

Durante o Expo-Bruxo, o maior evento de magia do mundo, Pippo, Bento e Sol viajam até a Itália para investigar o sumiço da feiticeira Berenice e de um grupo de crianças, que foram enganadas e sequestradas pelos bruxos Máximo e Mínima Buongusto. Com o trabalho em equipe e a ajuda do avô italiano de Pippo, Nonno Giuseppe, eles prometem desvendar mais um mistério e provar que para os Detetives do Prédio Azul nada acaba em pizza.

Nenhum comentário: