domingo, 21 de março de 2021

Sobras da vacina contra Covid-19 já garantiram doses para 1.049 pessoas

 

Para evitar a perda de doses de vacinas contra a Covid-19, sobras dos imunizantes estão sendo aplicadas

Bruna Pasche

A utilização de doses sobressalentes permitiu que 19 pessoas a mais fossem vacinadas diariamente em Campo Grande. Para evitar a perda de doses de vacinas contra a Covid-19, sobras dos imunizantes estão sendo aplicadas em pessoas que moram nas proximidades das unidades de saúde, dentro do grupo prioritário desde o início da vacinação. 


A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), explica que foram utilizadas 1.049 doses sobressalentes de maneira emergencial, o que dá uma média de 19 doses aplicadas desde o dia 19 de janeiro em cada um dos mais de 55 locais de imunização espalhados pelas sete regiões da cidade.


A resolução foi publicada em Diário Oficial só no início do mês março, mas já era uma recomendação interna da saúde. As doses sobressalentes foram aplicadas em pessoas que moram nas proximidades das unidades de saúde e que estão dentro do grupo prioritário.


“É importante reforçar que não é para as pessoas ficarem indo nas unidades à espera de vacina. O chamamento é feito pela própria unidade, com base na relação das pessoas cadastradas“, explicou a Sesau. 


“XEPA”


Para evitar o desperdício de um líquido tão raro e tão procurado, a Prefeitura de Campo Grande ampliou a vacinação, por meio do aproveitamento das sobras dos frascos.  


A “xepa” da vacina ocorre em todos os postos que fazem vacinação em Campo Grande. A Prefeitura informou que as unidades de saúde usarão o cadastro de pessoas que já são atendidas normalmente e estão cadastradas na área de abrangência de cada unidade.


O chamamento ocorrerá por meio de telefone, nos 54 postos em que estão realizando a vacinação, mais o drive-thru do Parque Ayrton Senna.


“Cada unidade de saúde deverá fazer uma lista nominal, com telefone da população de idosos com mais de 60 anos, pessoas acamadas, trabalhadores da saúde e pessoas de outros grupos prioritários que não tenham recebido doses de vacina, residentes próximos das unidades de saúde. Caso haja sobra de doses em um frasco aberto, essas pessoas relacionadas serão convocadas por meio de ligação para receber a dose e evitar a perda por vencimento”, descreve a recomendação.


Se a pessoa interessada em receber a vacina não estiver na lista, ela pode procurar ou telefonar para o posto de saúde mais próximo.


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: