Foto: Divulgação
O novo formato já estava valendo na Capital desde a última semana
A partir de segunda-feira (22) serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) passam a ser exclusivos pela internet, pelo Portal de Serviços Meu Detran. O novo formato já estava valendo na Capital desde o início do mês de março.
Os serviços disponíveis na plataforma incluem renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emissão de habilitação definitiva, emissão de segunda via, emissão de Permissão Internacional para Dirigir (PID), alegação de venda e licenciamento de veículos.
Ao acessar o site do Detran-MS, o usuário clica em Portal de Serviços, no canto superior direito e é remetido diretamente ao Meu Detran. Neste área é necessário realizar cadastro, no botão "Cadastre-se", no canto superior direito. Após informar os dados e confirmar o login, o condutor terá acesso aos serviços de forma separada.
Se o interesse for pela renovação da CNH, emissão definitiva da habilitação ou da PID, o usuário do canal irá acessar a pasta "Habilitação" e depois, "CNH Ágil", e por fim, selecionar o serviço que deseja. Depois da seleção, o passo a passo será exposto.
Caso a necessidade do cliente seja realizar a alegação de venda do seu veículo ou mesmo emitir e pagar o licenciamento, ele precisa acessar a aba "Veículos".
Outros serviços, como recorrer a um processo administrativo de cassação ou suspensão da habilitação já está disponível em todo o Estado desde a última semana, através da ferramenta “Recursos Online de Processo Administrativo, no Portal Meu Detran.
Segundo o Departamento, a iniciativa tem como objetivo agilizar os trâmites dos processos, que já chegam a quatro mil protocolos por mês. Por conta da prorrogação dos prazos de recursos durante a pandemia, houve um acúmulo da demanda e o prazo para que os documentos sejam digitalizados e anexados aos processos chega a aproximadamente 15 dias.
O usuário deve manter o endereço atualizado junto ao Detran para que eventuais notificações sejam entregues no endereço correto. Caso seja necessária alguma atualização do endereço, também já pode ser feita pelo portal.
Dúvidas podem ser sanadas por meio do telefone (67) 3368-0250.
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