Objetivo é proteger a saúde tanto de consumidores, quanto de servidores
A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS) suspendeu, por 14 dias, o atendimento presencial. Serviços voltam normalmente em 29 de março.
A medida foi tomada por conta do aumento na taxa de contágio, internações, óbitos, casos e surgimento de variações do coronavírus, tendo em vista que a redução do grupo de pessoas dentro de órgãos públicos é urgente.
Fiscalizações em postos de gasolina também foram suspensas por conta da situação crítica da pandemia. Além disso, um fiscal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) testou positivo para Covd-19.
O objetivo é preservar a vida e saúde dos servidores do órgão, além de proteger a população.
Ao Correio do Estado, o superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão, disse que primeiro quer proteger consumidores e servidores para depois pensar nas relações de consumo. "Mas isso não quer dizer que o Procon parou, ao contrário, nós temos vários canais de comunicação", complementa.
Serão mantidos atendimentos no site, pelo disque denúncia 151, pelo número (67)99158-0888 e pelo aplicativo MS Digital.
Denúncias pelo app
O Procon-MS também está no aplicativo “MS Digital”. Além de outros serviços disponibilizados, denúncias e reclamações podem ser feitas pelo app.
É fácil e rápido: basta ir no ícone “Procon” e depois, na aba “denúncia”. A partir daí, aparecerão seis passos (tipo de denúncia, tipo de lugar, anexo de fotografias, descrição do ocorrido em até 200 caracteres, endereço do local) para preenchimento.
A denúncia cairá automaticamente no sistema do Procon e a partir dela o estabelecimento estará sujeito às penalidades cabíveis, caso as denúncias sejam concretas.
Com a inovação tecnológica, é possível evitar aglomerações desnecessárias nos postos do Procon e conter o contágio do novo coronavírus; além de evitar que o cidadão saia de casa sem necessidade.
Além da possibilidade de efetivação de denúncias pelo app, também é possível averiguar quais são as empresas com mais reclamações ou elogios no Estado; consultar pesquisas de preços e saber quais são direitos do consumidor.
Desenvolvido com o intuito de facilitar a vida do sul-mato-grossense, o “MS Digital” é um aplicativo que permite que o cidadão tenha acesso à quase 80 serviços públicos, sem sair de casa.
A ferramenta ocupa só 32MB de memória do celular e é desenvolvido pela Superintendência de Gestão da Informação (SGI).
Panorama da Covid-19 em 16 de março de 2021
Já são 196.094 confirmações de Covid-19, desde o início da pandemia. As mortes já contabilizam em 3.667. Recuperados já somam 180.784.
Em isolamento domiciliar encontram-se 10.750 doentes. Há 893 pessoas internadas, sendo 489 em leitos clínicos (315 público; 174 privado) e 404 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (305 público; 99 privado).
De ontem para hoje, Campo Grande registrou 433 novos casos; Três Lagoas 88; Naviraí 63; Sidrolândia 60; Dourados 45; Maracaju 29; Ponta Porã; Costa Rica 25; entre outros municípios.
Campo Grande, Miranda, Naviraí, Dourados, Costa Rica, Nova Andradina, Paranaíba, Aquidauana, Bela Vista, Caracol, Anastácio, Três Lagoas, Brasilândia, Angélica e Pedro Gomes são as cidades do Estado que apresentaram mortes nas últimas 24 horas.
Já são 11.519.609 brasileiros infectados pelo vírus e 279.286 óbitos. Em um dia, o país registrou 36.239 novos casos e 1.057 óbitos em 24 horas. Recuperados totalizam em 10.195.598. Os dados são do Ministério da Saúde.
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