passageiros que precisarem do transporte coletivo após horário definido pelo Toque de Recolher, precisam informar horário de uso para o Consórcio
No primeiro dia do toque de recolher definido para às 16h para o fim de semana, os usuários do transporte coletivo reclamaram da falta de transporte e de comunicação por parte do Consórcio e da Prefeitura.
O diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Janine de Lima Bruno, disse que não acredita que os trabalhadores tenham sido pegos de surpresa e que o transporte deve rodar até duas horas depois do horário do toque, dos terminais para os bairros de Campo Grande.
No domingo, usuários do transporte público passaram por sufoco. No terminal Guaicuruz, o porteiro Marcos Vello, 26, disse que, em razão da lotação, pelo menos 15 pessoas foram deixadas para trás, após a última volta da linha.
"Ontem, enquanto eu esperava no terminal, três mulheres foram para perto do fiscal e falaram pra colocar outro ônibus que aquele estava lotado já. Tinham pelo menos umas 15 pessoas em pé no ônibus já, e tinha mais pra entrar e o fiscal ignorou elas e foi atrás dos motorista para poder sair e fazer a última volta", denuncia.
"Já tinha pelo menos umas 10 a 15 pessoas esperando a linha 602 CAMPO GRANDE ANHANDUI. Uns 10 minutos antes eu vi outro se recolhendo na garagem e deixando o pessoal na mão. Eles ficaram sem ônibus. Não passou nenhum para socorrer o pessoal que ficou lá no terminal. Ninguém sabia desse horário, todos acharam que o transporte ia até às 20h", completa o porteiro.
“No meu entender, as pessoas não foram pegas de surpresa. Assim como vem sendo feito desde o início da pandemia, continuamos divulgando os horários e linhas”, afirma.
O diretor-presidente coloca ainda que o transporte deve rodar até cerca de duas horas depois do fechamento do comércio em Campo Grande.
“Em dias de semana, por exemplo, onde o comércio pode ficar aberto até às 20h, tem ônibus passando no centro da cidade até às 20h40. Nos terminais a última volta é até 21h. Sendo assim, o transporte deve rodar até umas 22h, contando com o tempo que deixa o passageiro nos bairros”, explica Janine.
AVISO
Janine informa ainda que, caso o trabalhador das atividades essenciais precise utilizar o transporte público depois do das 20h, no caso dos dias de semana, e das 16h, no caso dos finais de semana, é preciso notificar o consórcio.
“Nesse caso tem que ligar para o consórcio, dizendo o horário, local de trabalho, endereço residencial e que horas vai para casa. Assim, em determinada hora terá uma linha que vai levar o passageiro até o mais próximo da sua residência”, coloca.
“Colocar um número pequeno de frota é inviável. Tudo que roda impacta na tarifa, que acaba ficando mais cara no próximo ano. Por isso definimos uma rota dinâmica, específica para atender esse público.
COMO FUNCIONA
De segunda a sexta-feira:
Linhas troncais e interbairros
Partir dos terminais nas últimas viagens entre 20h05 e 20h15
Linhas alimentadoras
Para partir dos terminais na última viagem, o passageiro deverá aguardar a chegada das linhas troncais e interbairros, entre 21h e 21h15
Linhas convencionais
Passar pelo centro na última viagem, entre 20h30 e 20h40 –
Shopping Campo Grande e Norte Sul
A partir das 20hs, atender conforme demanda com viagens até 20h45
Após 21hs atender com “rota dinâmica”
Linhas Dinâmicas
A partir das 21hs operar com programação especial – Covid-19
Rotas dinâmicas, saindo da Praça Ary Coelho, das 21h40 às 22h40
O itinerário será conforme o cadastro dos usuários que estiverem usando o veículo na última viagem
Nos sábados, domingos e feriados
Linhas troncais e interbairros
Partir dos terminais nas últimas viagens entre 16h05 e 16h15
Linhas alimentadoras
Para partir dos terminais na última viagem, deverá aguardar a chegada das linhas troncais e interbairros, entre 17h e 17h15
Linhas convencionais
Passar pelo centro na última viagem, entre 16h30 e 16h40
Shopping Campo Grande e Norte Sul
A partir das 16hs, atender conforme demanda com viagens até 16h45
Após 17hs atender com “rota dinâmica”
Linhas Dinâmicas
A partir das 17hs operar com programação especial – Covid-19
Rotas dinâmicas, saindo da Praça Ary Coelho, das 17h40 às 18h 40
O itinerário será conforme o cadastro dos usuários que estiverem usando o veículo na última viagem
Caso necessite de locomoção depois dos horários mencionados terá que fazer o cadastro com o Consórcio Guaicurus
Nenhum comentário:
Postar um comentário