sexta-feira, 19 de março de 2021

Morte de Major Olimpio pode acelerar CPI da Covid-19

 

Olimpio é o terceiro senador a morrer por causa do coronavírus; Casa deve ter pressão por CPI

Flávio Veras

A morte do senador Major Olimpio (PSL), por complicações decorrentes da Covid-19, ontem, retoma a pressão no Senado para a abertura da comissão parlamentar de inquérito para investigar eventuais negligências do governo no combate à Covid-19.  


O ímpeto pela abertura da CPI acabou controlado com a eleição de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) para a presidência da Casa, no início de fevereiro, mas a morte de Olimpio, ex-integrante da base de Bolsonaro e que ultimamente questionava muito as ações do governo, inflamou a casa, segundo o Correio do Estado apurou com um parlamentar, e pode confirmar a abertura da investigação.



Olimpio, de 58 anos, teve morte cerebral confirmada pelos médicos ontem, após ser diagnosticado com Covid-19. Com a confirmação do falecimento do parlamentar, o Senado já contabiliza três óbitos em decorrência da doença. 


O primeiro óbito confirmado foi o de Arolde de Oliveira (PSD-RJ), de 83 anos, em outubro do ano passado. O senador José Maranhão (MDB-PB), de 87 anos, morreu em fevereiro de 2021.  


ACIRRAMENTO

Com as mortes, o caldeirão político no Congresso Nacional pode acirrar ainda mais e crescem as chances de que o Senado coloque em pauta o pedido de instauração de Comissão Parlamentar de Investigação (CPI), para apurar possíveis erros cometidos no combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), nas esferas municipal, estadual e federal.  


A esfera federal é a mais pressionada, pois o mandatário dela é o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ao negar a potência da doença, no início da pandemia, incentivar aglomerações, refutar a importância do uso de máscaras, dar declarações contra medidas de distanciamento social e rechaçar a importância de um dos dois únicos imunizantes que estão sendo aplicados na população brasileira, a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês, Sinovac.


REPERCUSSÃO

O senador Nelson Trad Filho (PSD-MS) lamentou a morte de Olimpio e afirmou que o colega era um parlamentar íntegro e de caráter ilibado. “Com certeza, é uma grande perda, pois além do caráter, seria um importante aliado para enfrentarmos esse momento tão difícil que atravessamos. Portanto, eu lamento muito essa perda grande para a política brasileira”.

Nenhum comentário: