No primeiro dia de isolamento na Capital, usuários reclamaram de lotação e demora
Bruna Pasche
Mais 30 linhas serão adicionas ao transporte coletivo de Campo Grande nesta terça-feira (23). A decisão foi tomada após uma reunião entre a Agetran e o Consórcio Guaicurus para ajustar o funcionamento depois que usuários reclamaram de lotação e demora nos terminais.
O Consórcio Guaicurus informou que na manhã de ontem (22), 86 linhas estavam em circulação, com a demora foram disponibilizados mais linhas e definido que a partir de hoje, 116 linhas estarão em funcionamento com a escala de sábado e articulados nas ruas.
O diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Janine Bruno, explicou que a operação para a semana de isolamento foi definida ainda na sexta-feira, com uma redução no número de ônibus em operação, mas com ônibus reservas para todas as linhas.
“O movimento sempre cai bruscamente nessas ocasiões, então temos que nos organizar de um jeito que consiga atender todo mundo, sem causar outros prejuízos. Durante a manhã nós tivemos problemas com 10 tabelas de horário, mas todos foram resolvidos rapidamente”, disse.
Segundo Janine, o problema foi pontual. “Se o ônibus saía às 6h18 e atingiu o limite máximo, às 6h25 já estava passando o ônibus reserva dessa linha, nós tínhamos seis reservas para cada terminal e não usamos nem metade disso. Mesmo assim nos reunimos e decidimos acrescentar ônibus para essas linhas que deram problema. Conforme for passando os dias vamos avaliar as necessidades”, concluiu.
As linhas foram reduzidas devido ao decreto da prefeitura, que determinou o fechamento de diversas atividades não essenciais durante toda a semana, com antecipação de feriados.
Dessa forma, a expectativa era de que o fluxo de passageiros fosse menor, o que não ocorreu.
Problema
No primeiro dia de vigência do decreto que restringiu funcionamento de algumas atividades em Campo Grande, usuários do transporte coletivo relataram lotação e longa espera nos terminais e pontos.
De acordo com um usuário do transporte coletivo, os pontos estavam "abarrotados" desde as 4h40. As linhas começam a circular às 5h, devido a ser o horário em que se encerra o toque de recolher.
Feriados antecipados
A Prefeitura de Campo Grande antecipou feriados municipais deste ano e do ano que vem, somando a medida com uma série de restrições que, segundo o poder público, devem barrar o contágio pela Covid-19.
Isso quer dizer que quando as datas comemorativas de fato chegarem, serão consideradas dias úteis normais, já que os funcionários já terão gozado a pausa remunerada ou trabalhado com hora extra dobrada agora.
Somente atividades essenciais podem funcionar neste período
Nenhum comentário:
Postar um comentário