sábado, 27 de março de 2021

Investimentos em proteínas alternativas batem recorde

 


No ano passado, a indústria de proteína alternativa demonstrou não apenas resiliência, mas aceleração
Por:  -Leonardo Gottems


Durante 2020, ano em que convergiram várias crises sociais, ambientais e econômicas em todo o mundo, a indústria de proteínas alternativas registrou investimentos de US$ 3,1 bilhões. Um valor que é pelo menos três vezes o valor mais alto registrado em um único ano na história do setor. 



O Good Food Institute (GFI), uma ONG focada na redução do consumo de carne, disse que os dados não são por acaso, já que proteínas alternativas fornecem soluções para alguns dos desafios mais sérios, das mudanças climáticas à fome global. À medida que o mundo define um horizonte pós-pandêmico e a meta global de atingir emissões líquidas zero, os investidores estão percebendo rapidamente que o risco climático é o risco de investimento, tornando as soluções sustentáveis para a produção de proteínas atraentes por motivos que vão muito além dos resultados. 


"No ano passado, a indústria de proteína alternativa demonstrou não apenas resiliência, mas aceleração, aumentando significativamente mais capital de investimento em 2020 do que em anos anteriores", disse Caroline Bushnell, Diretora de Engajamento Corporativo da GFI. "Essas infusões de capital e financiamento que ainda estão por vir facilitarão a tão necessária pesquisa e desenvolvimento e a construção de capacidade para permitir que essas empresas escalem e alcancem mais consumidores com produtos proteicos alternativos deliciosos, baratos e acessíveis”, completa. 


Embora a confiança dos investidores nas empresas de proteínas alternativas seja impulsionada por vários fatores de mercado, as muitas questões planetárias expostas no ano passado iluminam os riscos associados a carteiras e práticas de negócios como de costume. 

Nenhum comentário: