segunda-feira, 8 de março de 2021

DOURADOS : Agenda de ministro para inaugurar hospital tem protesto de trabalhadores e clima tenso

 

                                                 Foto; Helio Fazan   Dourados News

Por André Bento e Thalyta Andrade


O ministro da Educação, Milton Ribeiro, é aguardado para agenda em Dourados nesta segunda-feira (8) com manifestação de trabalhadores na frente da Unidade da Mulher e da Criança, um anexo ao Hospital Universitário que será inaugurado nesta manhã.


A reportagem do Dourados News apurou que o clima é tenso porque manifestantes são impedidos por uma barreira policial de manterem proximidade com o local onde passará a comitiva de autoridades. 


Segundo Naara Aragão, líder sindical que representa a categoria, uma das queixas direcionadas ao ministro da Educação é sobre a intervenção na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). 


Eleito reitor na pela comunidade acadêmica e pelo colégio eleitoral em 2019, o professor Etienne Biasotto até hoje não pode assumir. Mirlene Damázio assumiu temporariamente a reitoria da universidade 


Em 11 de junho daquele ano o então ministro Abrahan Weintraub designou Mirlene Ferreira Macedo Damázio para função de reitora pro tempore. Ela foi substituída em fevereiro de 2021 por Lino Sanabria, indicado pelo atual ministro, Milton Ribeiro. 


“Uma das pautas dos trabalhadores é a reivindicação para que o ministro deixe a democracia prevalecer na UFGD”, afirmou a sindicalista nesta manhã. 


Ela informou ainda que outra motivação para o protesto desta manhã é a redução drástica do adicional de insalubridade para trabalhadores do Hospital Universitário. Essa crítica é direcionada à Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), administra da unidade presidida pelo general Oswaldo de Jesus Ferreira, que também deve integrar a comitiva de autoridades na agenda de hoje em Dourados.

 

Nenhum comentário: