A Prefeitura de Campo Grande executou os primeiros 250 metros de recapeamento da Avenida Marechal Deodoro, último braço do Corredor Sudoeste do transporte coletivo, ligação dos terminais Aero Rancho e Bandeirantes com o Centro da cidade, com faixa exclusiva para os ônibus, reduzindo o tempo de espera dos usuários. Recebeu asfalto novo um trecho da pista no sentido centro/bairro perto do Terminal do Aero Rancho.
Em três semanas de obra, parte da drenagem projetada para o trecho já ficou pronta, foram executados remendos nos trechos mais críticos do pavimento feito no final dos anos 70 quando era o ponto de partida da BR-060 em território campo-grandense.
Como a base do trecho (que começa na rotatória com as avenidas Bandeirantes e Manoel da Costa Lima) foi feita de solo cimento, os engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos explicam que não haverá necessidade de remover o asfalto antigo. Sem esta etapa do serviço, o cronograma de execução será mais rápido em
relação ao da pista bairro/centro, onde haverá necessidade de fazer a fresagem.
A drenagem também será mais simples, com tubulação no canteiro central e em algumas travessias de ruas transversais. Na pista contrária haverá tubulação no meio da pista, o que exigirá interdições pontuais do trânsito. A expectativa do secretário Rudi Fiorese é que em três meses o recapeamento da pista centro/bairro (desde o terminal Bandeirantes) esteja pronto.
O projeto prevê a implantação de 1,1 km de drenagem e a execução de 5,5 km de recapeamento, além da implantação de 4 estações de pré-embarque. Será levada à Caixa Econômica Federal (agente financiador do Projeto de Mobilidade Urbana), recapeamento de uma das pistas da Rua Urubupungá , última rua do Bairro Guanandi, ligação entre as avenidas
O projeto
A partir da rotatória com as avenidas Bandeirantes e Manoel da Costa Lima, início do trecho em pista dupla, a faixa exclusiva de ônibus será implantada rente ao canteiro central. As estações de pré-embarque serão implantadas entre as ruas Tabira e Visconde de Suassuna; entre a Avenida Panambi Vera e a Rua Guaraí; entre as ruas Roney Paim Malheiros e Tenente Antônio João Ribeiro. A última estação será entre as ruas Eduardo Contar e Túlio Alves Quito.
A Avenida Marechal Deodoro e seu prolongamento, a Avenida Gunter Hans, que até 1980 era o trecho urbano da BR-060, serve de linha divisória de duas regiões urbanas da cidade: Lagoa e Anhanduizinho, onde somente dois bairros; Aero Rancho e Coophavila 2, tem mais de 50 mil habitantes.
Os dois primeiros braços do Corredor Sudoeste do transporte coletivo já estão quase prontos. No trecho Guia Lopes/Brilhante, já foi feita as sinalizações horizontal e vertical, os semáforos estão instalados e a partir de março será concluída a implantação das estações programadas para o trecho de 2,2 km. Os 3,8 km da Bandeirantes estão recapeados, falta a instalação de 7 estação, implantação de mais 800 metros
de drenagem na Rua Salim Maluf, que captará as águas pluviais desde a Avenida Joaquim Dornellas , eliminando um ponto de alagamento na Rua Brilhante.
Outros corredores
A Rua Bahia, primeira etapa do Corredor Norte já está recapeada. O Corredor Norte, vai ligar o Centro da cidade, a partir do cruzamento com a Avenida Afonso Pena, aos terminais General Osório e Nova Bahia. Está sendo feito um trecho de 146 metros de drenagem de uma rua transversal, a Eduardo Santos Pereira, para captar a enxurrada da Rio Grande do Sul que vai escoar pela tubulação implantada na Rua Bahia, para onde estão planejadas 4 estações de pré-embarque, além de nova sinalização.
Está sendo preparada a licitação da segunda etapa do Corredor Sul, programada para a Avenida Calógeras, que será recapeada em toda sua extensão, obra orçada em R$ 9,2 milhões. Além da faixa exclusiva de ônibus, o projeto contempla uma ciclovia no trecho entre a Avenida Afonso Pena e a Avenida Salgado Filho.
Está em licitação o projeto do corredor exclusivo de ônibus na Rui Barbosa entre as avenidas Fernando Correia da Costa e a Avenida Mato Grosso. Serão investidos R$ 35 milhões no recapeamento da rua que começa perto da Universidade Federal (onde tem o nome de Montese) e termina na confluência com a Avenida Rachid Neder.
Os corredores de transporte estão previstos no plano municipal de mobilidade urbana em vigor desde 2015. São 69 quilômetros de pistas exclusivas para os ônibus trafegarem entre os terminais Guaicurus, Morenão (Região Sul da cidade), General Osório e Nova Bahia (Região Norte ), passando pelo Centro da cidade. O Corredor Sudoeste, como já foi mencionado, liga os terminais Aero Rancho e Bandeirantes ao Centro da cidade.
Segundo os técnicos da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, com as pistas exclusivas, os ônibus deixam de disputar espaço no trânsito com os demais veículos, com isto a expectativa é aumentar em até 62% a velocidade média (de 16 para 25 km/h) dos coletivos. O resultado será tempo de espera menor para o usuário, sem necessidade de aumentar a frota, o que encarece o custo final da tarifa.
Fonte: Prefeitura de Campo Grande
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