domingo, 7 de março de 2021

Campo Grande recebe mais sete leitos de UTI para tratamento da Covid-19

 

                                           Foto; Divulgação




Prefeitura de Campo Grande abriu sete leitos de terapia intensiva (UTI) para atendimento de pacientes com Covid-19 na Clínica Campo Grande, que passa a contar com 12 leitos de UTI exclusivos para atendimento SUS.


Para a ampliação, foram cedidos oito respiradores pelo município e seis monitores pelo Governo do Estado. A decisão de ampliação foi tomada em reunião deste sábado (6), entre o prefeito Marcos Trad (PSD) e vice-prefeita Adriane Lopes (Patriota), com secretários municipais e equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).



Atualmente o município conta com 285 leitos de UTI contratualizados na rede pública, filantrópica e particular para atendimento de pacientes críticos. A prefeitura prometou ainda intensificar as tratativas com hospitais para viabilizar a abertura de novos leitos.


A habilitação de novos leitos vai contribuir para o desafogamento de outras unidades hospitalares, como o Hospital Regional Rosa Pedrossian (HRMS), referência no atendimento a pacientes com coronavírus no Estado.


Outras medidas

A partir desta semana, as ações de desinfecção em terminais, feiras e vias públicas serão retomadas, assim como mutirões de orientação nas sete regiões da Capital e as barreiras sanitárias.


Por determinação do prefeito, o número de ônibus do transporte coletivo deverá ser ampliado, sobretudo no horário de pico, para reduzir a lotação e consequentemente dar mais segurança e comodidade aos usuários.


De acordo com o boletim epidemiológico deste domingo (7), Campo Grande registrou novos 129 casos de Covid-19 e 8 mortes pela doença, no total, são 76.560 casos e 1514 óbitos. A ocupação global de leitos na macrorregião da Capital é de 96%.


Toque de recolher

No dia 26 de fevereiro, a Prefeitura prorrogou por 15 dias todos os efeitos do Decreto n. 14.629, de 11 de fevereiro de 2021, que implementa o toque de recolher e regras de funcionamento dos estabelecimentos e atividades econômicas e sociais, em Regime Especial de Prevenção à Covid-19, no âmbito do município de Campo Grande.


Desta forma, o toque de recolher, das 23h às 05h, estará vigente até o dia 13 de março.


Outras restrições como o funcionamento com lotação máxima de 40% de estabelecimentos e atividades com atendimento ao público, além de templos e igrejas, também estão previstas.


Festas, eventos esportivos e campeonatos de qualquer natureza devem funcionar com 40% da sua capacidade e ainda limitados ao máximo de 120 pessoas.


A Prefeitura tem intensificado as fiscalizações em estabelecimentos comerciais, bares e festas a fim de assegurar o cumprimento do decreto e coibir aglomerações.

Nenhum comentário: