domingo, 21 de março de 2021

Banco de Sangue reinaugurado já recebe coleta na Capital

 

 Naiara Camargo                                           

Doadores devem agendar coleta sanguínea para evitar aglomerações


O Banco de Sangue da Santa Casa, recém-reinaugurado, já funciona normalmente em Campo Grande. As doações já podem ser agendadas pelo número (67) 3322-4135. 


A Unidade Hemoterápica está localizada na rua Rui Barbosa, número 3633, centro da Capital. Seu horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h30.


Uma parceria da Santa Casa com o Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul (Hemosul), o local tem capacidade para receber 12 doações por hora com suas quatro cadeiras de coleta. O objetivo é ampliar doações e coletas de sangue para repor estoques, além de possibilitar que familiares e amigos de pacientes internados na unidade doem sangue no local. 


A coordenadora geral da Rede Hemosul, Marli Vavas, afirma que a Santa Casa é um dos hospitais com maior demanda de sangue e hemocomponentes.


“Essa reinauguração, fruto de uma parceria com a unidade de saúde, vem num momento muito oportuno e é uma conquista muito importante para todos”, expressa.


Já o presidente da Santa Casa, Heitor Rodrigues Freire, revela que nos últimos meses, o Hospital tem recebido pacientes com quadros muito mais graves, o que aumentou a demanda por sangue.


“Essa parceria com o Hemosul para a reabertura da Unidade Hemoterápica aqui na Santa Casa é de grande valor para o atendimento a esses pacientes, principalmente na urgência e emergência e nos casos da alta complexidade”, declara.


O que precisa para doar sangue

Ter entre 16 e 69 anos

Levar documento oficial com foto

Ter 55kg ou mais

Não ter tomado vacinas recentemente

Estar bem alimentado

Não tomar certos medicamentos (consultar um médico)

Não possuir determinadas doenças, como autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis e etc.

Homens podem doar até 4 vezes por ano; já mulheres, até 3 vezes por ano.

Vacina X doação

A população que receber vacina contra a Covid-19 não deve doar sangue imediatamente após aplicação das doses.


Imunizados com a dose Astranezeca devem esperar sete dias após aplicação para doar sangue, quem recebeu dose da Coronavac devem esperar apenas dois dias. Esse prazo vale para cada dose.


É recomendado que quem deseja doar sangue, doe antes de se vacinar contra a Covid-19. O objetivo é proteger o doador, o receptor e a qualidade do sangue.


As orientações são do Ministério da Saúde, Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul (Hemosul) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nenhum comentário: