quinta-feira, 11 de março de 2021

Arroz é um dos grãos mais consumidos no mundo

 


Arroz possui mais de 140 mil variedades
Por:  -Aline Merladete


O Brasil é o maior produtor e consumidor de arroz fora da Ásia. Seu suprimento anual alcança, em média, 15 milhões de toneladas de arroz em casca para atender ao consumo de 12,14 milhões de toneladas. Na última década, o País evoluiu da posição de um entre os 10 maiores importadores mundiais para alcançar o posto de sexto maior exportador em 2011. Essa experiência formou uma moderna e eficiente estrutura comercial, industrial e logística voltada ao mercado internacional. A estabilidade de oferta dá suporte à inserção no comércio mundial, bem como a sua competitividade e tradição no livre comércio.



O Brasil tem mais de 1.100 indústrias processadoras do cereal. Destas, cerca de 70 são consideradas de médio e grande porte, e abastecem 85% do mercado interno. Aproximadamente 40 empresas atuam com exportação, aliando a eficiência no processamento, oferta de múltiplos produtos e adequada capacidade logística para atender às diferentes demandas. Com programas setoriais e qualificação de processos e tecnologias, mais empresas estão se habilitando ao mercado externo.


De acordo com os dados divulgados pela assessoria de imprensa do Arroz Tio João , o arroz branco está tão presente no dia a dia da culinária brasileira, que pouco nos damos conta da infinidade de outros tipos deste grão, que costumam ser preparados das mais diferentes formas, em nível mundial. Embora o tipo "agulhinha" seja o mais popular por aqui, existem variedades provenientes de diversas partes do mundo e que já podem ser encontrados com facilidade no Brasil. Muitos deles oferecem ricas propriedades nutricionais, essenciais para a saúde e, ainda, nos dão a possibilidade de criar receitas e cardápios variados.


Conheça algumas variedades:


Arroz Preto


Típico da culinária chinesa, o arroz preto - também conhecido como arroz negro - tem um alto valor nutricional e é considerado um super arroz. O grão é rico em fibras e proteínas, antioxidantes e fonte de minerais como o ferro e o magnésio. Possui textura firme e sabor amendoado, podendo ser servido quente como acompanhamento para peixes, frutos do mar, carnes, aves e pratos agridoces, defumados ou apimentados. Frio, combina com sabores cítricos e refrescantes, ideal para pratos que levam folhas, frutas e verduras.


Arroz Selvagem


Nativo da América do Norte e considerado um grão sagrado pela cultura indígena de tempos antigos, até hoje o arroz selvagem é muito consumido na região. Apresenta uma grande quantidade de proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e minerais como ferro, cálcio, zinco e potássio. Rico em antioxidantes, o grão pode contribuir no combate à prisão de ventre, auxiliar na prevenção do câncer, retardar o envelhecimento precoce, prevenir doenças cardiovasculares, controlar a absorção de açúcares e, ainda, favorecer a perda de peso, sendo um grande aliado na dieta. Seu aroma é semelhante ao de avelãs torradas e chá preto.


Arroz Vermelho


De sabor amendoado, o arroz vermelho é tradicionalmente cultivado na França e foi trazido ao Brasil pelos portugueses. Com propriedades que contribuem para o controle do colesterol e prevenção da diabetes, é rico em fibras e minerais como ferro e vitamina B6, que atua na regulação do humor, do sono e do apetite. Pode ser servido com feijão ou como acompanhamento para pratos que levam peixes, carnes e aves. Pode também ser adicionado em saladas, pois combina com sabores frutados, frescos e defumados. 


Arroz Basmati


Típico da cozinha indiana, o arroz basmati apresenta aroma característico de nozes e sabor adocicado. Em sua terra natal, costuma ser preparado com leite de coco e pode ser um bom acompanhamento para pratos com legumes cozidos, verduras frescas e carnes assadas com temperos mais fortes. Ele é rico em fibras solúveis, apresenta baixo índice glicêmico e é rico em minerais como potássio, fósforo, magnésio, e vitaminas como a E, assim como as do complexo B. 


Arroz Sasanishiki


Base da culinária japonesa, o arroz sasanishiki é utilizado para o preparo do tradicional Gohan e também sushis. Após o cozimento, seus grãos curtos e arredondados permanecem íntegros e bem aderidos uns aos outros. Entre os benefícios de seu consumo estão a diminuição dos níveis de açúcar no sangue, o aumento do metabolismo, melhora da digestão e redução da pressão arterial. 


Arroz Carnaroli


Tradicional arroz para risoto, o carnaroli é típico da Itália. Durante o preparo, ele absorve bastante líquido e traz cremosidade à receita. Rico em minerais e vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E, ajuda a controlar a glicose e contribui para a regeneração celular.


Arroz Jasmine


Muito consumido na cozinha tailandesa, o arroz jasmine tem como características os grãos longos, a textura macia, aroma amanteigado e sabor delicado, que lembra a flor de jasmim. Utilizado em pratos que levam sabores fortes e picantes, o arroz jasmine é rico em fibras, vitaminas do complexo B e minerais como manganês e ferro.

Nenhum comentário: