Foto: Bruno Henrique/Correio do Estado
Após beirar o colapso, a quantidade de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Mato Grosso do Sul deve ser suficiente para atender a população.
Afirmação foi feita nesta quinta-feira (20) pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, durante live para divulgação do boletim da Covid-19.
Conforme o secretário, amanhã, cinco novos leitos e UTI serão instalados em São Gabriel do Oeste.
Além disso, há equipamentos para montagem de outros 20 em Campo Grande. O hospital onde eles serão montados ainda será definido em reunião com o Município.
“Chegamos a nossa capacidade máxima de construção de novos leitos. Acredito que não vamos necessitar da instalação de mais leitos de UTI em Mato Grosso do Sul”, disse Resende.
O secretário, no entanto, ressaltou que é necessário a colaboração da população nas medidas de restrição, para não aumentar o contágio pelo coronavírus.
“Compete a contribuição de cada um para que busque melhorar cada vez mais a taxa de isolamento social, que mantenhamos uma média razoável desse isolamento social para que nós possamos ter uma vitória final no combate a covid-19 no Estado”, disse.
Taxa de ocupação
Dos 40.201 casos confirmados de covid-19 em MAto Grosso do sul, 6.767 estão em isolamento domiciliar, 32.217 estão sem sintomas e já estão recuperados e 531 estão internados. Oito pacientes internados são procedentes de fora do Estado.
Na macrorregião de Campo Grande 77% dos leitos já estão ocupados, de Dourados 77%, macrorregião de Três Lagoas 44% dos leitos ocupados e macrorregião de Corumbá com 74% de ocupação.
No total, são 500 leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) ofertados atualmente no Estado, sendo 302 na macro de Campo Grande, 111 em Dourados, 60 em Três Lagoas e 27 em Corumbá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário