domingo, 29 de março de 2020

Teleatendimento começa a funcionar às 6h desta segunda-feira


                                            Divulgação/Ilustrativa
Sistema funcionará com profissionais que são do grupo de risco e estavam em home office

Daiany Albuquerque

O sistema de teleconsulta da saúde começa a funcionar a partir das 6h desta segunda-feira (30). O mecanismo oferecerá atendimento a pessoas que também são do grupo de risco da Covid-19 e que estão orientadas a não saírem de casa.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), José Mauro de Castro Filho, o programa tem por objetivo segurar as pessoas dentro de suas casas, principalmente idosos e pessoas com alguma comorbidade.

O serviço contará com, ao menos 80 profissionais, segundo a Sesau. A escala diária será composta por 22 servidores, sendo oito administrativos, seis profissionais de nível superior e oito médicos. O horário de atendimento será 6h às 0h, podendo ser ampliado ou reduzido de acordo com a demanda. Os profissionais serão divididos em três e equipes que se revezarão em turnos de 6 horas.

“Vamos usar a Central de Regulação e a antiga Casa da Saúde como estrutura para esses profissionais atuarem”, explicou Castro. O serviço irá orientar a população sobre casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) e outras Sindromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGS). Através do canal será possível tirar dúvidas e, inclusive, ser consultado por um médico. O telefone será o (67) 2020-2170.

Conforme a secretaria, ao ligar no número, o paciente ouvirá uma gravação explicativa sobre o coronavírus, principais sintomas e cuidados e posteriormente será atendido pelo videofonista que irá colher todo o histórico da pessoa, com base em um questionário preestabelecido, que será inserido no sistema. Posteriormente, o paciente será transferido para a equipe médica de teleatendimento.

Apesar de ter sido criado especialmente para atender a demanda causada pela pandemia do novo coronavírus, o serviço poderá ser expandido para o suporte de outras demandas posteriormente.

Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: