domingo, 29 de março de 2020

Pico das notificações que testaram positivo para o novo coronavírus foi em 19 de março

                                           Foto; Divulgação
Por André Bento

A maior parte das confirmações do novo coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul entrou no radar das autoridades no dia 19 de março. Somente nessa data, foram notificados 10 dos 28 casos confirmados até sexta-feira (28) pela Secretaria de Estado de Saúde.

As duas primeiras notificações que viriam a testar positivo datam de 12 de março, em Campo Grande. Naquela ocasião, surgiram as suspeitas sobre um homem de 31 anos que viajou para Inglaterra e de uma mulher de 23 anos que manteve contato com caso confirmado. Ambos testaram positivo, mas já finalizaram a quarentena e estão sem sintomas.

Em 13 de março não houve qualquer notificação posteriormente confirmada. No dia seguinte, 14, surgiram dois na capital. Uma mulher de 66 anos que manteve contato com caso confirmado segue internada. Confirmado dias depois, houve ainda outra mulher, de 30 anos, que voltou da Espanha. Ela está em isolamento domiciliar.

No dia 15 as autoridades estaduais notificaram três casos que posteriormente foram confirmados, todos da capital e por contato com alguém infectado. Um homem de 46 anos e duas mulheres, com idades de 37 e 29 anos, finalizaram a quarentena e estão sem sintomas.

Do dia 16 de março constam três notificações de Campo Grande que resultaram em confirmações, todos por contato com caso confirmado. Um homem de 47 anos está em isolamento domiciliar, outro, de 46 anos, está internado, e uma mulher de 48 anos também está isolada em casa.

Também houve três notificações que testariam positivo no 17. Um homem de 38 anos morador em Campo Grande manteve contato com caso confirmado e está internado, uma mulher de 42 anos de Sidrolândia fez tour pela Europa e está em isolamento domiciliar, e outro homem, de 38 anos, também residente na capital, por contato com caso positivo, está isolado em casa.

Sem notificação posteriormente confirmada em 18 de março, Mato Grosso do Sul teve o pico no dia seguinte, 19. Por contato com casos confirmados, uma mulher de 30 anos, um homem de 49 anos, e outro de 34 anos estão em isolamento domiciliar. Todos são de Campo Grande. Houve ainda um homem de 27 anos, morador em Ponta Porã, que voltou da Itália, isolado em casa.

Os demais, na capital, também mantiveram contato com casos confirmados, um homem de 67 anos que está em isolamento domiciliar, uma adolescente de 13 anos que finalizou a quarentena e está sem sintomas, um homem de 37 anos em isolamento domiciliar, e outras três mulheres que finalizaram a quarentena e estão sem sintomas, de 36, 19 e 42 anos.

Dia 20 de março houve a notificação de uma mulher de 51 anos que testou positivo para doença após contato com caso confirmado. Moradora de Campo Grande, ela está em isolamento domiciliar. Os dois dias seguintes, 21 e 22, não tiveram notificações posteriormente confirmadas.

Em 23 de março as autoridades notificaram o caso que viria a ser confirmado do bebê de três meses, do sexo masculino. Morador na capital, teve contato com caso positivo e está em isolamento domiciliar.

O caso da mulher de 64 anos residente em Batayporã que testou positivo para Covid-19 após contato com familiar assintomática que viajou para a Bélgica foi notificado dia 24. Ela está internada em um hospital particular de Dourados.

No dia 25 foram notificados dois casos que posteriormente testaram positivo. De um homem de 36 anos, morador em Rio Verde de Mato Grosso que esteve em São Paulo, atualmente internado, e de uma mulher de 56 anos residente em Campo Grande, cuja contaminação ainda é investigada, e está em isolamento domiciliar.

Nenhum comentário: