quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Filme : Quem Me Ama Me Segue

Cine Web
Ficha técnica
Nome: Quem me ama, me segue!
Nome Original: Qui m'aime me suive
Cor filmagem: Colorida
Origem: França
Ano de produção: 2019
Gênero: Comédia, Drama
Duração: 90 min
Classificação: 14 anos
Direção: José Alcala
Elenco: Catherine Frot, Daniel Auteuil, Bernard Le Coq

A comédia do diretor francês José Alcala flerta de leve com Uma mulher para dois (Jules et Jim), de François Truffaut, trazendo de volta um toque daquela doçura com que Truffaut lidava com situações eventualmente espinhosas - como o próprio triângulo amoroso, envolvendo uma mulher e dois amigos.

Uma diferença importante é a faixa etária dos protagonistas, aqui passados os três dos 60 anos. Ele viveram na pele os loucos anos 1960 e agora são aposentados lutando para viver com pouco dinheiro, o que reduz sua possibilidade de sonhar. Não para Étienne (Bernard LeCoq), que finalmente vai mudar-se para perto da praia, depois de vender sua velha casinha no sul da França, deixando inconsoláveis seus vizinhos, o casal Gilbert (Daniel Auteuil) e Simone (Catherine Frot), seus amigos de toda a vida.

Inconsolável, particularmente, está Simone - que há anos mantém um caso com Étienne, com a disfarçada conivência do marido, que finge não saber, envolvido que está em sua rotina, que inclui a confecção de algumas horríveis esculturas, com as quais atulha o pátio da casa, e uma certa atividade agrícola, depois de ter abandonado a mecânica, sua profissão. Há um nítido contraste entre estes dois homens. Tudo que em Étienne é relaxado e solar, em Gilbert é tenso e regrado. Ainda assim, eles passaram a vida juntos, como amigos que tudo dividiam, num arranjo que Simone foi levada a crer que duraria para sempre. Não mais.

A tensão chega ao ponto máximo com a partida de Étienne, ainda mais que Simone está sobrecarregada por outra teimosia de Gilbert, que há anos rompeu com a filha Nathalie (Vanessa Paric), por discordar de seu casamento com um negro - ele também não vê com simpatia o fato de que o novo vizinho, que agora ocupa a casa de Étienne, seja outro negro, Harold (Diouc Koma).

O fato é que, depois de uma forte briga, Simone parte sem deixar recado, desmontando a rotina acomodada de Gilbert. Agora, ele não só tem que sair do marasmo se quiser ter de volta sua mulher, como também deve cuidar temporariamente do neto adolescente, que ele nem conhecia, Térence (Solam Dejean-Lacréole). Detalhe: o garoto também é negro, o que vai obrigar vovô a encarar seus preconceitos.
O filme torna-se uma jornada pela estrada destes homens, incluindo o garoto, em busca de Simone - que é o fiel da balança. Sem grandes pretensões, o diretor, que também assina o roteiro (com a colaboração de Agnès Caffin), entrega aos seus preciosos intérpretes a chave do ritmo das situações, oscilando entre diversos sentimentos, mas sem querer pesar demais a mão nos temas sérios em que, de leve, toca - como o endividamento e a penúria dos aposentados, o racismo e outros. Quem me ama, me segue! é feito muito mais para divertir do que para fazer pensar e, como seu principal trunfo, tem este elenco delicioso, capaz de sacudir qualquer eventual má-vontade, com seu apego à pura e simples alegria de viver.

Neusa Barbosa

Nenhum comentário: