terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Gerson Claro é nome preferido e pode ser anunciado como líder



                                          Foto: ALMS
 Izabela Jornada, Yarima Mecchi

O deputado estadual Gerson Claro (PP) é o nome favorito a subtituição do seu colega José Carlos Barbosa (DEM), o Barosinha para ser líder do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul (ALEMS).  A expectativa é que o anuncio seja feito durante a sessão de hoje.

Conforme informações de bastidores, a decisão foi tomada no final da semana passada, porém como Azambuja ainda não entregou o oficializou na Casa de Leis, o parlamentar tem receio de anunciar sua escolha como líder e o chefe do Executivo mudar de opinião.

A alternância na liderança de governo é resultado da decisão de Barbosinha em pretende concorrer à prefeitura de Dourados. O parlamentar não teria como conciliar agenda de deputado, líder do governo e pré-candidato. No começo de janeiro ele adiantou ao Correio do Estado que sua saída já tinha sido acordada com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) quando assumiu a função.

Barbosinha explicou ao Correio do Estado que o líder deve ter boa relação com os demais integrantes da Casa e com a administração estadual para que possa colaborar com a aprovação de projetos importantes do Executivo.

Gerson Claro é considerado um dos preferidos para suceder Barbosinha entre os deputados, o nome do tucano Rinaldo Modesto também foi cotado. Modesto foi líder durante o primeiro mandato de Azambuja, procurado pelo Correio do Estado ele disse que outros parlamentares poderiam ocupar o cargo de confiança, citando o nome de Claro e de Londres Machado (PSD).

O presidente da Casa, Paulo Corrêa (PSDB), disse em entrevista coletiva que os deputados que pretendem concorrer as eleições de outubro não devem ocupar funções de presidência nas comissões da ALEMS e que os pré-candidatos já estavam se organizando.

Além da mudança na liderança do Executivo, as presidências das comissões também devem ser alteradas. A mais esperada é da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), antes ocupada pelo deputado Lídio Lopes (Patriotas).

Lídio assumiu ontem a vice-presidência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) durante evento em Brasília, ontem.

Aliados

A escolha de Gerson Claro como líder do governo estreita ainda mais a aliança entre PP e PSDB. Os partidos estão unidos em Costa Rica com a filiação do

Cleverson Alves dos Santos, o Delegado Cleverson, ao PP que tem apoio do PSDB e do PSD.

Além de Costa Rica os partidos devem se unir em Sidrolândia, o ex-deputado Enelvo Felini, tenta viabilizar sua candidatura para novamente assumir o Executivo da cidade e os tucanos buscam apoio do PP para concorrer.

Um dos nomes que querem disputar a prefeitura da cidade é o ex-governador de Mato Grosso do Sul, José Orcírio Miranda dos Santos - Zeca do PT.

Convite

No ano passado o partido chegou a convidar a deputada federal Rose Modesto (PSDB) para mudar de agramição e ser pré-candidata da Prefeitura Municipal de Campo Grande, porém a parlamentar precisa de autorização da Executiva tucana para deixar o partido sem perder o mandato.

Na época o presidente da agramiação tucana, Sérgio de Paula, declarou que não autoriza ninguém deixar o partido e que as solitações precisam passar pelo crivo de toda a executiva estadual.

A ida de Rose para o PP também foi cogitada, nos bastidores, como uma forma dos partidos se unirem para vencer o prefeito Marcos Trad na tentativa de reeleição.  Mas a deputada declarou que não pretende deixar o PSDB.

Nenhum comentário: