quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Importação de Tebutiurom cai em 2019

                                                        Foto; Marcel Oliveira
Por:  -Leonardo Gottems 

O volume importado de Tebutiurom caiu cerva de 49% em 2019, quando comparado com o ano anterior, de acordo com dados divulgados pela Global Crop Portection. Um dos principais motivos foi o fechamento de fábricas na China, que perdeu mais de 50% de sua capacidade produtiva em defensivos entre 2017 e 2019.

Os fechamentos chineses se devem a um plano de atender exigências para reduzir a poluição ambiental. No entanto, a falta de Tebutiurom fez com que os produtores de cana-de-açúcar buscassem alternativas a fim de atender a demanda para controle das plantas daninhas ainda durante o ano passado.

De acordo com as informações, isto fez com a demanda por outras moléculas como Clomazona e Flumioxazina aumentasse significativamente. Em relação ao preço do defensivo, o produto formulado na concentração 500 g/l foi cotado no mercado à um valor de R$ 69,68/l em dezembro de 2019, um valor que representa aumento de aproximadamente 68%, considerando o mesmo período de 2018 onde o produto foi cotado à R$ 41,40/l.

O tebuthiuron é um herbicida não seletivo de amplo espectro da classe da ureia e é usado em vários herbicidas fabricados pela Dow AgroSciences e é vendido sob vários nomes comerciais, dependendo da formulação.

Um estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) analisou os usos do produto na produção canavieira e afirmou que “apesar de não permitido, o herbicida tebutiurom é usado pelas usinas de cana-de-açúcar em mistura com a ametrina na dose de 1,2 e 2,0 kg.ha-1 de ingrediente ativo (i.a.), respectivamente”, indicou a pesquisa.

Nenhum comentário: