segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Montagem atribuída ao Correio do Estado é fake



O jornal Correio do Estado foi alvo de fake news neste domingo (5). Imagens que circulam nas redes sociais e atribuem ao Correio do Estado suposta notícia sobre filho do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), com a tarja exclusivo,trata-se de montagem e nunca foi publicada nas versões impressas ou online do jornal.

A montagem divulgada se utiliza de parte do layout do nosso portal, com a notícia falsamente a nós creditada logo abaixo, e compartilhada em aplicativos de mensagem e redes sociais, com objetivo de usar o Correio do Estado para dar credibilidade a uma informação que não foi veiculada nos nossos canais.

A matéria inicial que consta na imagem produzida, com o título “Azambuja vai apoiar reeleição de Trad para prefeito de Campo Grande”, foi publicada tanto no Correio do Estado impresso como digital no dia 11 de fevereiro deste ano. Utilizaram o layout desta matéria para inserir o texto do outro material, este que não é de autoria do Correio do Estado, como uma tentativa de legitimar a inverdade. Inclusive, a imagem traz uma tarja de exclusivo, que não é de uso comum no Correio do Estado, e ainda convida o leitor a assistir programa jornalístico de uma emissora de televisão, prática não adotada pelo Jornal.

O Correio do Estado esclarece que preza sempre pela incansável apuração da notícia para levar ao nossos leitores apenas informações verdadeiras, checadas e confirmadas e repudia qualquer tentativa de utilizar o nome da empresa para confundir o leitor com notícias falsas ou de outros canais de comunicação.

Nenhum comentário: