terça-feira, 24 de setembro de 2019

Sem transporte, atletas podem deixar de competir em jogos estaduais

Por Vinicios Araújo            Foto:Divulgação

Atletas estudantes de Dourados, em diversas modalidades, tiveram uma infeliz surpresa após meses de treinamento e preparação para o Jems (Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul) e Jojums (Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul): o transporte garantido pela Prefeitura de Dourados não atenderá as delegações.

No próximo sábado (28), seis ginastas que representam Dourados na Ginástica Rítmica, estão com disputa marcada em Campo Grande, porém, ainda não se sabe se as alunas terão condições de participar. Conforme apurou o Dourados News, desde o início do ano as adolescentes estão sendo preparadas para a competição, inclusive com investimentos dos pais em roupas e materiais utilizados nas apresentações.

A douradense Ana Cristina da Costa Barbosa é mãe de uma das atletas, de 12 anos. A filha dela estuda na Escola Estadual Presidente Vargas e treina ginástica rítmica desde os 6 anos. No ano passado, a esportista e a equipe voltaram a Dourados todas com medalhas de classificação.

“Cada mãe gastou R$ 200, mais os materiais que custaram R$ 200. Foram seis meses de treinamento para poder estar indo na competição. A expectativa que elas criam é muito grande e aí a gente recebe uma notícia de que não vai ter transporte, não vai ter hospedagem, alimentação para elas?”, questionou.

Ana Cristina se disse indisponibilizada para custear o transporte contratado. “Ficou muito triste pra gente, pras meninas, eles falarem isso de última hora. Foi uma decepção pra gente”, relatou.

Um documento ao qual o Dourados News teve acesso, assinado pelo diretor-presidente da Funed (Fundação Municipal de Esporte) Daniel Fernandes Rosa, relata a uma das delegações que competiria no dia 20/09 em Jardim/MS a indisponibilidade do transporte. O ofício foi emitido em 19/9, uma dia antes do torneio acontecer.

As academias de Judô de Dourados também ficaram desassistidas. No último final de semana, pais e treinadores precisaram se mobilizar para garantir que os 28 judocas tivesse condições de disputar o Jems em Jardim. Desses 28, cinco atletas se classificaram para os Jogos Escolares da Juventude que será realizado em Blumenau/SC.

Em nota distribuída à imprensa, as academias questionam a postura da Prefeitura de Dourados e destacaram que a participação dos atletas douradense se deu entre 16 cidades, com 216 atletas.

“Aliás, todas as prefeituras das 15 cidades participantes honraram seus compromissos mesmo com todas as dificuldades de seus municípios, honraram com sua juventude, com seus jovens com apoio e transporte para técnicos e atletas”, ressaltou a nota.

OUTRO LADO

O Dourados News procurou o diretor-presidente da Funed para questionar o fato. Daniel Fernandes Rosa garantiu que o Município fez o que lhe competia: acionou a empresa de transporte, que se negou a prestar o serviço alegando indisponibilidade de veículos.

“A empresa mandou e-mail um dia antes da viagem dizendo que não tinha ônibus para o transporte. Estão ocorrendo conflitos de interesse entre o Município e a empresa terceirizada e nós estamos já tomando algumas medidas para resolver isso aí o quanto antes. Isso é uma questão entre o Município e a empresa”, disse.

Daniel não quis especificar à reportagem quais medidas estão sendo tomadas. Ele explicou que o repasse financeiro feito a empresa é de acordo com os quilômetros rodados em viagem.

Nenhum comentário: