sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Filme : O Menino Que Fazia Rir



Às vezes, tudo o que um filme precisa é de um ator carismático para tirar a obra da vala comum. Esse é o caso do alemão O menino que fazia rir, um longa carregado nos ombros juvenis de Julius Weckauf, de apenas 11 anos, que é o corpo e alma aqui, no papel de um famoso comediante alemão, Hape Kerkeling, nascido Hans Peter Wilhelm Kerkeling. A cinebiografia, dirigida por Caroline Link (ganhadora do Oscar de Filme estrangeiro por Lugar nenhum na África) segue mais ou menos as regras do gênero mas, graças à presença do jovem ator, consegue driblar algumas armadilhas.

Baseado na autobiografia do comediante – com roteiro assinado por Link e Ruth Toma – O menino que fazia rir tem ao centro os anos de formação de Hans Peter, no começo dos anos de 1970, quando ele descobre seu talento cômico. O humor dele, é claro, vem calcado na inocência da visão infantil do mundo, no qual tudo é potencialmente cômico. O contraponto a essa possibilidade, está na mãe dele, interpretada com humanidade por Luise Heyer. Sofrendo de depressão, seus altos e baixos moldam a personalidade do filho. A relação que o filme constrói entre eles, no entanto, é delicada e amorosa.

Hans cresce num ambiente que incentiva a criatividade sem qualquer empecilho – tanto que, num Carnaval, ele se veste de princesa e isso não cria nenhum problema para ele ou sua família. Mas há, ao menos no filme, um momento-chave quando o menino percebe que o humor pode ser uma ferramenta e conclui, numa narração em off, que se pode ser engraçado propositalmente.

Link está interessada como a história pessoal de Hans irá moldá-lo como um dos comediantes mais famosos da Alemanha. Não faltam tragédias na infância do menino, mas também um ambiente familiar acolhedor, envolvendo tias, tios, avós e avôs. O resultado é um filme repleto de boas intenções e vários bons momentos – sempre protagonizados por Weckauf – mas que nem sempre encontra sua ressonância fora da Alemanha, com um público que desconhece seu trabalho. Assim sendo, acompanhamos a gênese de alguns de seus personagens mais famosos, sem saber que eles são personagens famosos de Hape Kerkeling.
Alysson Oliveira

Nenhum comentário: