quarta-feira, 25 de setembro de 2019

China compra mais soja dos EUA

Por:  -Leonardo Gottems   Foto: Divulgação

Os importadores chineses compraram cerca de 10 carregamentos de soja nos Estados Unidos no dia 23 de setembro, depois de negociações comerciais em Washington, DC, na semana passada, segundo informações divulgadas pela Agência Reuters. Essas negociações vieram para diminuir um pouco a tensão causada pela disputa comercial que foi travada entre os dois países.


Os acordos de soja estavam entre os maiores importadores chineses privados desde que a China elevou as tarifas de importação em 25% na soja dos Estados Unidos em julho de 2018 em retaliação aos direitos dos EUA sobre produtos chineses, de acordo com a Reuters. As notícias da compra enviaram futuros de referência da soja dos Estados Unidos para a Junta Comercial de Chicago de cerca de 1,5% a mais na segunda-feira, o maior volume do grão no mercado desde que a China comprou um volume maior de soja nos EUA no início deste mês.

A compra ocorre poucos dias depois que autoridades chinesas cancelaram inesperadamente uma visita a fazendas em Montana e Nebraska e depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que as negociações agrícolas não seriam suficientes. A Reuters informou que autoridades americanas e chinesas disseram que as negociações foram bem e que os planos continuam em andamento para as transações de alto nível em outubro.

A chamada Guerra Comercial se estende a mais de um ano, com os dois países impondo medidas retaliativas sobre produtos de importação e, pincipalmente agrícolas. Por um bom tempo, o Brasil e a Argentina tiraram proveito da situação, comercializando a oleaginosa com os asiáticos.

Nenhum comentário: