quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Índia pode emergir como centro global de sementes


Por:  -Leonardo Gottems

A Índia tem potencial para emergir como um centro global de sementes, disse o Ministro de Estado da Agricultura da União Parshottam Rupala, influenciando o setor de sementes a aproveitar a oportunidade do mercado para impulsionar as exportações. Falando na inauguração do Seed World 2019, o congresso mundial de comércio e tecnologia de sementes, em Bengaluru, Rupala disse que o governo está interessado em aumentar as exportações do setor agrícola e desenvolver o setor de sementes.


Ele pediu à indústria que apresentasse sugestões que pudessem ajudar a desenvolver o setor de sementes e aumentar as exportações. A demanda por produtos orgânicos está aumentando globalmente e apenas a Índia tem potencial para aproveitar essa demanda, disse ele. Rupala afirmou também que o governo está interessado em introduzir a Lei de Sementes, para regular o setor na próxima sessão do Parlamento. Ele apelou à indústria para ajudar a resolver o problema de sementes falsas e criar conscientização sobre sementes certificadas entre a comunidade agrícola.

Michael Keller, Secretário Geral da Federação Internacional de Sementes, enfatizou a necessidade de mais colaboração público-privada na produção de sementes. A pesquisa e o desenvolvimento no setor de sementes envolvem enormes investimentos e a criação pública está desacelerando em muitos países, disse Keller.

Os produtores de sementes têm grande responsabilidade de fornecer sementes aprimoradas aos agricultores, pois é o insumo mais crítico para a produção de alimentos. Para alimentar a crescente população com recursos terrestres limitados, é crucial melhorar a capacidade de produção. O setor de sementes, um dos setores mais regulamentados do mundo, está procurando uma abordagem regulatória baseada na ciência, disse Keller.

Nenhum comentário: