quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Frutas recomendadas para diabetes



Nutricionista

Tua saúde.com


Frutas ricas em carboidratos, como uva, figo e frutas secas não são recomendadas para quem tem diabetes porque elas contém muito açúcar aumentando as chances de picos de glicemia.

A melhor escolha é consumir a fruta fresca, principalmente aquelas ricas em fibras ou que podem ser consumidas com casca, como tangerina, maçã, pera e laranja com bagaço, pois a fibra ajuda a diminuir a velocidade que o açúcar é absorvido, mantendo a glicemia controlada.
Frutas recomendadas para diabetes

Frutas permitidas na diabetes

Desde que em pequenas quantidades, todas as frutas podem ser consumidas pelos diabéticos, pois assim não estimulam o aumento do açúcar no sangue. Em geral, recomenda-se consumir de 2 a 4 unidades por dia, lembrando que 1 fruta fresca média contém cerca de 15 a 20 g de carboidratos, o que também é encontrado em 1/2 copo de suco ou em 1 colher de sopa de frutas secas.

Também é importante lembrar que o suco contém mais açúcar do que a fruta fresca e menos fibras, o que faz com que a sensação de fome volte logo e o açúcar no sangue aumente mais rapidamente após a ingestão.

Além disso, antes de praticar atividade física, também é importante fazer uma refeição adequada para evitar que os níveis de açúcar fiquem muito baixos. Saiba mais em: O que o diabético deve comer antes do exercício.

Qual a melhor hora para comer frutas

O diabético deve preferir comer frutas logo depois das refeições do almoço e jantar, como forma de sobremesa. Mas também é possível comer uma fruta rica em fibra, como kiwi ou laranja com bagaço no café da manhã ou nos lanches desde que na mesma refeição a pessoa coma 2 torradas integrais, ou 1 pote de iogurte natural, sem açúcar, com 1 colher de linhaça moída, por exemplo.  Goiaba e abacate são outras fibras que o diabético pode comer, sem muita preocupação com a glicemia. Confira mais exemplos de frutas ricas em fibras.
Frutas que devem ser evitadas
Algumas frutas devem ser consumidas com moderação pelos diabéticos por conterem mais carboidratos ou por terem menos fibras, o que facilita a absorção do açúcar no intestino. Os principais exemplos são ameixa em calda enlatada, açaí polpa, banana, jaca, pinha, figo e tamarindo.


Uma boa forma de evitar o aumento rápido da glicemia é consumir as frutas juntamente com alimentos ricos em fibras, proteínas ou gorduras boas. como castanhas, queijo ou na sobremesa de refeições que contenham salada, como o almoço ou o jantar.

Posso comer frutas secas e oleaginosas?

Os frutos secos, como uva passa, damasco e ameixa seca devem ser consumidos em pequenas quantidades, pois apesar de serem menores, têm a mesma quantidade de açúcar que o fruto fresco. Além disso, deve-se observar no rótulo dos alimentos se a calda da fruta tem açúcar ou se foi adicionado açúcar durante o processo de desidratação do fruto.

Já as oleaginosas, como castanhas, amêndoas e nozes, têm menos carboidratos que as outras frutas e são fontes de gorduras boas, que melhoram o colesterol e previnem doenças. No entanto, também devem ser consumidas em pequenas quantidades, pois são bastante calóricas.

Nenhum comentário: