quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Os benefícios do Agrião na sua saúde

                                         Foto:Divulgação

O que antigamente era um mero vegetal para nossas saladas, hoje passou a ter status de alimento de “alto escalão”. Para chegar a esse nível, o alimento precisa fornecer uma grande quantidade de nutrientes para uma pequena quantidade de calorias.

Os benefícios do agrião levaram-no ao topo da lista, segundo o MNT Knowledge Center, que analisa os benefícios dos alimentos mais populares à saúde.

Exemplificando: em duas xícaras de agrião fresco encontraremos apenas 7 calorias, ou seja, praticamente nenhuma, no entanto, nessa mesma porção teremos:

1.6 g de proteínas;
0,1 g de gorduras;
0.9 g de carboidratos, sendo 0.3 g de fibras e 0.1g de açúcar;
212% de vitamina K (correspondente à porcentagem dos valores diários);
48% de vitamina C;
44% de vitamina A;
8% de cálcio e manganês;
6% de potássio;
4% de vitamina E;
Tiamina;
Riboflavina;
Vitamina B6;

Mais pequenas porcentagens de fósforo e magnésio.
Agora ficou mais simples entender os benefícios do agrião, e os motivos que o elevaram ao topo da lista.

 Vamos conferir a partir de agora para que serve esta hortaliça.

1. Benefícios do agrião contra o câncer
Alguns estudos, ainda em andamento, mostram a possibilidade de utilizar o agrião como um escudo protetor dos tecidos saudáveis durante o tratamento de radioterapia.
Nesses estudos apontou-se o enxofre, presente nesse vegetal, como um dos responsáveis por essa propriedade.
Algumas pesquisas relacionadas ao melanoma, câncer de esôfago, de próstata, de mama e de pâncreas, mostraram resultados bastante promissores, conseguindo interromper a progressão das células cancerígenas.

2. Benefícios do agrião na redução da pressão arterial
Dietas pobres em cálcio, magnésio e potássio costumam tornar as pessoas mais propensas à pressão alta.

3. Manter os ossos saudáveis
As pessoas que costumam sofrer muitas fraturas provavelmente são carentes de vitamina K, responsável pela absorção do cálcio. Com apenas 1 xícara de agrião diariamente, a necessidade dessa vitamina será totalmente suprida.

4. Benefícios do agrião contra a diabetes
O agrião contém ácido alfa-lipóico, bastante eficiente em reduzir os níveis de glicose, aumentando a sensibilidade à insulina.

5. Benefícios do agrião para o sistema digestivo
Devido ao alto teor de clorofila em suas folhas, o agrião apresenta muitas enzimas digestivas, que ajudam na absorção de nutrientes e tornam a digestão mais eficaz. Essa propriedade se perde com o cozimento do agrião, portanto, nesse caso, deverá ser consumido cru.

6. Para emagrecer
É um alimento de baixíssima caloria, com muitas fibras solúveis e insolúveis, o que por si só já proporcionam saciedade alimentar, bem como esvaziamento intestinal eficiente. Muitas pessoas relatam perda de peso significativa através da dieta da sopa de agrião. Para quem quiser testá-la, passaremos todos os detalhes mais adiante.

7. Contra doenças respiratórias
O agrião apresenta propriedades que fortalecem o sistema imunológico, sendo muito eficaz contra gripes e resfriados comuns, mas também é ótimo para tratar asmas e bronquites, sinusites, rinites e etc. Isso se deve às suas propriedades expectorantes e descongestionantes, que trabalham eliminando o muco associado a essas patologias.

8. Benefícios do agrião para os exercícios físicos
Os nutrientes do agrião dão disposição e permitem que os praticantes de exercícios físicos consigam executá-los por mais tempo. Além disso, o agrião ajuda a restaurar os níveis de energia, e proporciona alívio ao nosso corpo após exercícios extenuantes.

Quando se exige demais do corpo através de exercícios pesados, por longo tempo, poderá aumentar o número de radicais livres circulando em nosso sangue. O consumo de uma pequena porção de agrião diariamente ajuda a elevar os antioxidantes no sangue, que combatem esses radicais livres e protegem o corpo.

mundoboaforma.com.br

Nenhum comentário: