sábado, 23 de fevereiro de 2019

Ministério da Saúde e entidades médicas do Amazonas se reúnem para debater a situação da saúde no estado





Discutir o cenário da saúde no estado do Amazonas, buscando melhorias para o atendimento à população, foi o que motivou o encontro, que aconteceu nesta sexta-feira (22), em Brasília (DF), entre o Ministério da Saúde, representado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e representantes de entidades médicas do estado.

O tema central do debate girou em torno da discussão sobre a atuação dos profissionais médicos e a ampliação do orçamento para financiamento da saúde pública no Brasil.

“É muito importante a visita de representantes de entidades médicas que querem colaborar com a formação de políticas públicas de educação em saúde, bem como discutir medidas de promoção da qualidade de assistência prestada pelos profissionais, resultando em melhoria na qualidade de vida das pessoas”, enfatizou a secretária da SGTES, Mayra Pinheiro.

Durante o encontro a secretária recebeu o convite para participar da Segunda Visita aos Hospitais de Guarnição do Exército Brasileiro e Pelotões Especiais de Fronteiras no Interior do Amazonas, que acontecerá no período de 20 a 22 de março, em municípios do estado.

O intuito da visita é promover aos gestores um melhor conhecimento sobre a realidade da saúde pública no interior do Amazonas e buscar mais subsídios para estudos e debates sobre a atuação dos profissionais médicos.

A reunião também contou com a participação da diretora do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS/SGTES), Musa de Melo; do diretor do Departamento de Gestão da Educação em Saúde (DEGES/SGTES), Hélio Angotti; do presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Sindmed AM), Mário Rubens Macedo Vianna; do presidente do Sindicato dos Médicos do Grande ABC (Sindmed GABC), José Roberto Murisset e do presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo AM), Gilson José Corrêa.

SGTES

A Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde é responsável por formular políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação dos trabalhadores e da regulação profissional na área da saúde no Brasil. Ademais, promover a integração dos setores de saúde e educação no sentido de fortalecer as instituições formadoras de profissionais atuantes na área, bem como integrar e aperfeiçoar a relação entre as gestões federal, estaduais e municipais do SUS, no que se refere aos planos de formação, qualificação e distribuição das ofertas de educação e trabalho na área de saúde.

Nenhum comentário: