Por MARESSA MENDONÇA E GABRIELA COUTO
O governador reeleito em Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) se reuniu com o secretariado, na manhã desta quarta-feira (2), para definir os projetos prioritários que serão debatidos em Brasília. Dentre eles, a recuperação da linha férrea Malha Oeste, o status do Estado como área livre de aftosa sem vacinação, liberação de recursos para hospitais e financiamento de obras de infraestrutura.
Em ocasião anterior, Azambuja havia informado que, o ministro de Economia, Paulo Guedes convocou todos os governadores para uma reunião no fim deste mês para debater a reforma da previdência. Hoje, ele explicou que deve ir a Brasília um pouco antes solicitar uma agenda com os novos ministros. Segundo ele, os secretários devem elencar algumas questões a serem debatidas com os ministérios correspondentes.
Segundo o governador, com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o assunto será a inclusão da Malha Ferroviária Oeste como prioridade do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
A Malha Ferroviária Oeste tem 1.973 quilômetros, sendo quase mil quilômetros dentro de Mato Grosso do Sul. A estimativa é de que sejam investidos até R$ 5 bilhões, com a proposta de prorrogar a concessão à Empresa Rumo por mais 30 anos.
Com a nova ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM), um dos assunto é a consolidação da condição sanitária de Mato Grosso do Sul como área livre da febre aftosa sem vacinação. “Queremos discutir isso que é um trabalho conjunto”, disse o governador.
Azambuja adiantou ainda que deve tentar agenda com o novo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), para conversar sobre a liberação de recursos para a construção dos hospitais regionais de Dourados e Três Lagoas, por exemplo. “Temos uma demanda enorme”, completou o governador.
O chefe do Executivo Estadual disse também que, além de se reunir com Guedes, deve conversar com o secretário do tesouro nacional, Mansueto Facundo de Almeida, para buscar financiamento para obras de infraestrutura. “Algumas rodovias, algumas áreas estratégicas para o Estado”.
A ideia dessas reuniões com o secretariado é delimitar as pautas prioritárias. “Eles vão fazer uma lista desses projetos e nós vamos com eles em cada pasta específica do Governo Federal”, finalizou o governador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário