quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Governo quer elevar para 31% transporte de carga por ferrovias

Jornal Correio do Estado

O governo de Jair Bolsonaro planeja reduzir a forte dependência do Brasil do transporte rodoviário de cargas, construindo mais ferrovias e fazendo com que as atuais operadoras invistam em expansões enquanto assinam a renovação de concessões. A informação foi repassada pelo secretário do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Adalberto Vasconcelos, em entrevista a Brasilagro. A Rumo e a Vale, por exemplo, esperam renovar a concessão de ferrovias neste ano, mas terão de fazer mais investimentos. O maior rigor com o processo é uma marca do governo federal e deve beneficiar Mato Grosso do Sul, já que a Rumo é uma das empresas que devem ter maior cobrança para melhorias nos trechos, entre eles o da Malha Oeste.

Até 2025, o governo espera dobrar a parcela de carga movida por ferrovias de 15% para 31%. A Vale e a Rumo já concordaram e seus contratos só precisam de aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU). O presidente Jair Bolsonaro está impulsionando o PPI, lançado em 2016 pelo governo de Michel Temer para tentar melhorar a infraestrutura deficiente que aumenta o custo de exportação de soja e outros produtos.

Para melhorar as viagens aéreas para turismo, agricultura e indústria petrolífera, 20 aeroportos serão leiloados em 15 de março, como planejado, em três blocos regionais.

Nenhum comentário: