quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Comercial mantém treinador, mas reformula elenco para o Estadual

                                           
Foto: Luiz Alberto / Correio do Estado
Por Jones Mario


O Campeonato Estadual começa no próximo sábado (19) e um terço dos clubes participantes são de Campo Grande - Comercial, Operário, Novo e União/ABC. Até quinta-feira (17), o Correio do Estado publica série de reportagens especiais sobre a preparação e a expectativa de cada um dos times da Capital para a competição.

O Comercial é o único clube de Campo Grande a apostar na manutenção do treinador para o Campeonato Estadual. Depois de levar o Colorado até as quartas de final no ano passado, Mário Tilico retorna com um projeto bem mais ambicioso: ser campeão.

Se por um lado o boné continuou com Tilico, as camisas têm novos donos. Somente três atletas do elenco de 2018 seguem no Comercial - os meio-campistas Erthal e França, além do atacante Hyago.

A reformulação no plantel contou com a participação de Tilico. “A gente contratou a maioria dos atletas por vídeo. O que você vê ali o jogador não desaprende. Na comparação do que a gente viu no vídeo e viu dentro de campo, a gente ficou bem satisfeito. O grupo aparentou ser qualificado, experiente”, responde o técnico.

Tilico completou uma semana de trabalho com o elenco na última segunda-feira (14). O aprimoramento físico da equipe preocupa o treinador, que aposta no crescimento com o decorrer da competição.

“A gente vai chegar com o mínimo de condição, 30%, 40%. Às vezes o trabalho físico você tem que mesclar com o técnico. Tem que atropelar algumas etapas de trabalho. Isso atrapalha. Nosso condicionamento vai vir dentro da competição. É jogo domingo e quarta. Não tem muito tempo para trabalhar. É mais descansar e recuperar para poder jogar”.

CAMISA PESADA

O Comercial é o segundo maior campeão sul-mato-grossense, com nove títulos. O último foi conquistado em 2015, com o técnico Gilmar Calonga. Os demais foram conseguidos em 1982, 1985, 1987, 1993, 1994, 2000, 2001 e 2010. A equipe campo-grandense ainda tem uma conquista do Campeonato Mato-grossense, faturada em 1975.

Tilico faz questão de se espelhar no histórico de conquistas do clube para projetar mais um título. A eliminação precoce no Estadual passado, para o Corumbaense, não frustra o treinador.

“Trabalhar em time grande não tem muito discurso. Você respeita os adversários, mas não pode esquecer que joga em um time grande e tem que vencer, tem que ser campeão. Se a gente vai conseguir é outra coisa. Mas o que eu tenho que mentalizar no grupo é que eles estão num time grande do Estado”.

O Colorado aproveita a tranquilidade do Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza para realizar suas atividades. É no campo aos fundos do local que Mário Tilico instrui seus comandados a jogar de pé em pé, receita do treinador para chegar ao décimo troféu estadual.

“Eu sempre gosto de um time que jogue futebol, trabalhe a bola de um lado e do outro, sem pressa de chegar. Marcação forte, mas sem fazer muita falta. É uma característica que eu gosto que a equipe jogue. Uma equipe técnica. Isso a gente conseguiu no ano passado e espero conseguir de novo com esse grupo”.

O Estádio Morenão - que ainda não foi liberado pelo Ministério Público Estadual (MPE) - deve receber a estreia do Comercial neste sábado (19), às 16h, diante do Chapadão do Sul.

Nenhum comentário: