terça-feira, 2 de outubro de 2018

Justiça do Paraguai confisca fazendas ligadas ao traficante brasileiro Jarvis Pavão

                                           Foto;ABC Color
móveis rurais estariam registrados em nome da irmã dele
Por RENAN NUCCI

A justiça do Paraguai confiscou fazendas do narcotraficante sul-mato-grossense Jarvis Chimenes Pavão, condenado por lavagem de dinheiro naquele país e atualmente recluso por outras condenações no Brasil, no Presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Conforme decisão da juíza Ana Maria Llanes, publicada pelo jornal paraguaio ABC Color, as propriedades estão em nome da irmã dele, Nair Chimenes Pavão, e ficam nas regiões de Concepción, Pedro Juan Caballero, Horqueta e Yby Yaú.

Pavão foi extraditado para o Brasil em 27 de dezembro do ano passado, sob forte esquema de segurança. Em julho, ele que é um dos pioneiros do Narcosul, esquema de distribuição de entorpecentes que opera em toda a América do Sul, foi condenado a 13 anos e seis meses de reclusão. Segundo sentença da 7ª Vara Federal de Porto Alegre (RS), ele foi denunciado pelo Ministério Público Federal no âmbito da Operação Suçuarana, há quatro anos, pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico.

De acordo com o MPF, Pavão atuava na fronteira com o Paraguai, entre as cidades de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, investindo na importação de cocaína da Bolívia. A droga era armazenada em fazendas localizadas em solo paraguaio e, em momentos oportunos, era despachada a traficantes brasileiros pelo território de Mato Grosso do Sul. Na ocasião da denúncia do MPF, Jarvis estava preso no Paraguai, aguardando sua extradição para o Brasil e, por isso, acabou sendo julgado em separado dos demais denunciados pela operação.

A investigação consumiu um ano de trabalho. As apreensões de drogas feitas a partir das investigações ultrapassaram a marca de uma tonelada de cocaína. Em julho de 2015, a Justiça Federal condenou outras onze pessoas que participavam da organização que usava caminhões de uma empresa de transportes especialmente preparados para traficar a droga do Mato Grosso do Sul para o Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Pavão, já havia sido condenado em maio deste ano pela 5ª Vara Federal de Caxias do Sul (RS) por tráfico internacional de drogas em outra denúncia.Com informação do Correio do Estado

Nenhum comentário: