Jornal do Brasil
O Datafolha divulgou nesta quinta-feira (25) pesquisa do segundo turno da eleição presidencial. Jair Bolsonaro (PSL) lidera com 56% dos votos válidos. O petista Fernando Haddad tem 44%. Com relação ao último levantamento, o petista tirou seis pontos percentuais de diferença para o adversário.
Para calcular votos válidos, são excluídos da amostra votos em branco, nulos e eleitores indecisos. A Justiça Eleitoral adota o mesmo procedimento para calcular o resultado da eleição.
Primeiro turno
No primeiro turno das eleições 2018, Bolsonaro teve 46,03% dos votos válidos. Fernando Haddad ficou em segundo na corrida, com 29,28%.
Se levada em conta intenção de voto total, Jair Bolsonaro tem 48%. Já Fernando Haddad soma 38%. Os votos brancos e nulos somam 8%. E um percentual de 6% dos entrevistados não respondeu.
O Datafolha entrevistou 9.173 mil pessoas, nos dias 24 e 25, em 341 municípios. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-05743/2018. O nível de confiança da pesquisa, encomendada por TV Globo e Folha de S. Paulo, é de 95%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Rejeição
Além de perguntar aos entrevistados quem é seu candidato preferido, o Datafolha procurou medir o potencial de voto de cada um dos concorrentes. Após citar o nome de cada um dos candidatos, os entrevistadores perguntaram aos eleitores se votariam em cada um com certeza, se poderiam votar ou se não votariam de jeito nenhum.
Bolsonaro é o que tem mais simpatizantes convictos: 46% votariam nele com certeza, enquanto 44% não votariam no candidato do PSL. Haddad ainda é o que tem a maior rejeição: 52% não o escolheriam em nenhuma hipótese, e 37% manifestam certeza na escolha.
Certeza de voto
O Datafolha também perguntou o quão certos os eleitores estão em seus votos para presidente. Dos eleitores de Bolsonaro, 94% dos entrevistados estão decididos com relação ao voto. Já 91% dos que responderam que votarão em Haddad tem certeza do voto no candidato do PT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário