segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Soja reage nos EUA com novas vendas



Por:  -Leonardo Gottems


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na sexta-feira (26.10) ganhos de 3,25 pontos no contrato de Janeiro/19, fechando em US$ 8,5775 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 2,75 e 3,25 pontos.

O mercado norte-americano da soja fechou a semana com ligeiros ganhos nos principais contratos futuros, após a divulgação de algumas vendas externas. “O anúncio deu um pouco de ânimo ao mercado. As exportações norte-americanas de soja vêm caindo acentuadamente, numa época do ano em que costumam ficar mais aquecidas. Os embarques dos EUA vêm caindo desde julho”, aponta a T&F Consultoria Agroeconômica.

O volume de soja inspecionado para exportação nos portos norte-americanos está 39% abaixo do registrado em igual período do ano passado, disse a analista Ann Duignan, do JPMorgan. Ela observou que aproximadamente metade dos embarques dos EUA ocorre no quarto trimestre, antes de os importadores redirecionarem suas compras para a América do Sul. “A janela para exportações de soja dos EUA está se fechando rapidamente”, afirmou Duignan.

A Consultoria AgResource destaca que o mercado trouxe a recuperação de parte das perdas agressivas do dia anterior: “O movimento foi impulsionado pelos preços de trigo, que ainda possuem fundamentos palpáveis no déficit de oferta mundial. O agravamento climático nas principais regiões produtoras deste cereal, tem reduzido o fluxo internacional da commodity e limitando a oferta frente à crescente demanda”.

Nenhum comentário: