sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Devoção mariana na Capital é cultural e supera diferenças religiosas


Rafaela Alves                     Valentim Manieri


“Um fenômeno religioso!”, assim descreve as novenas, que acontecem no Santuário Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, o padre Dirson Gonçalves, pároco do santuário. Toda quarta-feira, aproximadamente 25 mil devotos participam das 18 novenas a Nossa Senhora do Perpetuo Socorro que acontecem das 6h até às 23h em Campo Grande (MS).

 Uma devoção que extrapola tradições e vira cultura aqui na Capital e em todo o Estado, já que Nossa Senhora do Perpetuo Socorro é a padroeira de Mato Grosso do Sul, desde 27 de dezembro do ano passado, quando a lei foi sancionada.

 Segundo o padre Dirson, essa devoção vem muito forte desde a fundação da igreja em 1941. “Realmente virou algo cultural, faz parte da vida do campo grandense ir a novena toda quarta-feira”, afirmou.

De acordo com o padre, a devoção mariana é mundial. Mesmo que em cada lugar seja uma imagem, o que muda é o título, todas são Maria, mãe de Jesus. A devoção mariana é tradicional no catolicismo romano e no cristianismo ortodoxo e geralmente rejeitada pelos cristãos protestantes.

 Algo a se contestar, já que padre Dirson confirma que evangélicos e espíritas também frequentam o santuário.“O Santuário é um lugar místico, de muita fé! Não existe nenhuma promessa, os devotos vêm porque sabem que vão receber bençãos e graças”, finaliza o pároco.

Dentro do santuário existem diversas imagens. Uma das mais visitadas é a de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que foi proclamada pelo papa Pio X em 16 de julho de 1930, Rainha e Padroeira do Brasil. Hoje (12) é comemorado o Dia de Nossa Senhora com esse título. O dia foi oficialmente instituído no 30 de junho de 1980 a partir de um decreto.

Na cidade de Aparecida do Norte (SP), existe o maior santuário dedicado à Virgem Maria em todo o mundo, que recebe milhares de devotos por ano. Eles vêm do mundo todo para pedir ou agradecer por alguma graça alcançada.

Em Campo Grande, duas paróquias têm Nossa Senhora Aparecida como padroeira e terão eventos durante todo o dia de hoje. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que fica na Avenida Tamandaré, faz às 7h da manhã uma procissão pelo bairro, às 16h terá carreata saindo da Praça do Papa, na vila Sobrinho com destino à igreja e serão realizadas três missas: às 7h30, 10h30 e 19h.

A outra paróquia fica na Cidade Morena e terá uma procissão às 18h30 que vai sair da Comunidade Nossa Senhora das Graças na Moreninha II e segue até a Paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas para a missa de encerramento da novena.

Nenhum comentário: