sábado, 12 de agosto de 2017

Trump ameaça Venezuela com "opção militar"





O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta sexta-feira uma intervenção militar na Venezuela, uma surpreendente escalada na resposta de Washington à crise política venezuelana.

A Venezuela pareceu se encaminhar a um estágio mais volátil de agitações nos últimos dias, com forças antigoverno saqueando armas dos militares após a instalação de uma Assembleia Constituinte.

"O povo está sofrendo e está morrendo. Temos muitas opções para a Venezuela, incluindo uma possível opção militar se necessário", disse Trump a jornalistas.

Mais de 120 pessoas morreram e milhares foram presas em quatro meses de protestos contra o governo.

O governo em Caracas não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre a ameaça de Trump.

As autoridades venezuelanas têm dito há muito tempo que os EUA estavam planejando uma invasão. Um ex-general disse à Reuters neste ano que alguns mísseis antiaéreos foram colocados ao longo da costa do país para eventualidade.

Em Washington, o Pentágono disse que não recebeu nenhuma ordem da Casa Branca sobre a Venezuela. O porta-voz do Pentágono, no entanto, declarou que as insinuações do governo venezuelano de que os EUA planejam uma invasão não têm sentido.

Trump, questionado se as forças dos EUA liderariam qualquer operação na Venezuela, se recusou a fornecer detalhes.

"Nós não falamos sobre isso, mas uma operação militar - uma opção militar -certamente é algo que podemos buscar", disse Trump.

Os EUA impuseram sanções contra o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e outras autoridades venezuelanas no dia 31 de julho, depois que Maduro estabeleceu uma Assembleia Constituinte comandada por seus aliados do Partido Socialista.

Washington não aplicou sanções à indústria petrolífera do país membro da Opep, que fornece aos EUA cerca de 740 mil barris de petróleo por dia.

Nenhum comentário: