sábado, 28 de novembro de 2015

Paraguai confirma seis casos de zika vírus em cidade vizinha de MS


O Ministério da Saúde do Paraguai confirmou seis casos de zika vírus em Pedro Juan Caballero, município que fica na fronteira com o Brasil, através de Pontã Porã. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (27).

De acordo com o site Dourados News, o médico infectologista Júlio Croda disse que o fato do vírus ter se manifestado no município paraguaio aumenta a possibilidade de moradores de Ponta Porã e outras cidades do Estado contraírem a doença. “As cidades são muito próximas, então existe essa possibilidade do zika estar circulando nesses locais”, disse ao site.

A vice-ministra de saúde do Paraguai, Teresa Barán, disse que os casos foram confirmados em laboratório. Todos os pacientes apresentaram quadro febril e são adultos.
Equipes da saúde estão desenvolvendo estratégias para amenizar a situação e evitar novos casos ou epidemia no país vizinho.

O zika vírus é transmitido pelo Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue e da chikungunya. Não há casos do novo vírus registrado no Mato Grosso do Sul. 

Nenhum comentário: