segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Nome vietnamita é vetado no Facebook

Band

Um australiano de origem vietnamita teve sua conta no Facebook suspensa diversas vezes por causa de seu nome, incomum para os padrões ocidentais: Phuc Dat Bich. Pronunciado por alguém que fala inglês, as palavras podem soar com algo como "fo**-se essa pu**"

Por causa disso, a rede social já tirou do ar o perfil de Phuc diversas vezes, sob a alegação de que ele estaria usando um nome falso.

Cansado de ter sua conta suspensa, o bancário de 23 anos resolveu publicar na internet uma foto de seu passaporte para provar que não estava sendo engraçadinho. A postagem é de janeiro deste ano, mas se tornou viral apenas recentemente.

"Acho extremamente irritante o fato que ninguém parece acreditar quando digo que meu nome completo é como vocês veem. Fui acusado de usar um nome falso e enganoso, o que acho extremamente ofensivo. É porque sou asiático? É isso?", desabafou Bich.
"Tive meu Facebook fechado várias vezes e fui forçado a mudar o nome para meu nome real só para conseguir postar isso aqui. Meu nome. Sinceramente seu, Phuc Dat Bich", escreveu o jovem ao final do post.

A reclamação de Phuc e a subsequente sucesso da postagem, que já teve mais de 87 mil compartilhamentos, parecem ter surtido efeito. Após a foto ter se tornado viral, o perfil do australiano continua no ar, como seu nome verdadeiro completo.

Em tempo: segundo a fonética vietnamita, Phuc Dat Bich soaria a quem não está familiarizado com as sutilezas da língua oriental, mais ou menos como "Fuuq Dati Biq".

Nenhum comentário: