sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Programador cria ferramenta que pode rastrear qualquer usuário do whatsApp


Canal Tech

Quando você limita as pessoas que podem ver seu status e sua foto de perfil no WhatsApp, sua privacidade está garantida, certo? Pois é bom repensar essa ideia. Isso porque um programador holandês desenvolveu uma aplicação capaz de rastrear completos desconhecidos no serviço de mensagem, adquirido pelo Facebook em fevereiro de 2014.

A ideia de Maikel Zweerink, criador do WhatSpy Public, é mostrar alguns problemas relacionados à privacidade do WhatsApp. Segundo ele, com o aplicativo é possível rastrear outros usuários, mesmo que estes não estejam adicionados na lista de contatos do internauta, para obter suas atualizações de status e fotos de perfil, além de descobrir quando estão online.

“Você deve pensar que, agora que definiu todas as opções para ninguém, está seguro. Entretanto, eu ainda consigo rastrear seus movimentos no WhatsApp”, garante o programador. “A capacidade de um completo estranho seguir seus status no app é bastante bizarra e já pode estar sendo usada. Isto não é um hack ou um exploit mas uma brecha no projeto”, continua Zweerink.
Conforme publicou o site Mirror, o app pode ser utilizado para monitorar qualquer um dos 700 milhões de usuários do WhatsApp, apesar de — felizmente — não ser possível monitorar mensagens enviadas e recebidas.

O criador do WhatSpy disponibilizou a ferramenta online, mas ela demanda algum conhecimento técnico para ser configurada. Quando operada, ela exibe uma espécie de linha do tempo com todas as alterações de status de um usuário. Aparentemente, o programa espião não tem nenhuma função além da de stalkear as pessoas, sem acesso a nenhuma informação sensível, mas mesmo assim não deixa de ser preocupante.

Nenhum comentário: